quinta-feira, 19 de julho de 2007

Exílio


Ufa!!! Voltei! Fiquei um pouco sumido daqui. Alguns problemas domésticos me forçaram a ficar fora desse mundo virtual durante alguns dias. E depois, para ajudar, o meu pc foi para o “estaleiro” (por que será que esse pessoal de informática promete as coisas para um dia e entrega 2 dias depois?). Esses dias que estive fora da blogaysfera aconteceram algumas coisas no mundo real que quero compartilhar com vocês, meus companheiros de jornada. Vamos lá:

Depois de alguns meses fazendo parte dos que são beneficiados com o seguro-desemprego, finalmente surge uma oportunidade real de emprego. Ainda não assinei contrato, mas já foi confirmada minha contratação. Estou sentindo como se estivessem tirando um peso de cima de mim. Olha, não é a toa que dizem que ficar desempregado é uma das situações mais estressantes que um homem pode enfrentar! Espero não ter que passar por isso de novo. Não tenho definição ainda de meus horários de trabalho. Se sumir de novo, já sabem qual será o motivo agora. Pelo menos até eu sentar e redesenhar minha rotina.

Outra coisa aconteceu e essa me deixou muito pensativo. Já disse aqui que vivo em um mundo extremamente homofóbico. Mas mesmo nessa situação, percebi em alguns dos quem convivo que são da irmandade. Meu gaydar acendia a luz rosa quando os observava com um pouco mais de atenção. Pois bem, esses dias atrás estava eu assistindo tv quando o telefone toca. Quando atendi me assustei. Do outro lado uma amiga aos prantos me pedia que fosse até a casa dela. Tentei saber o que estava acontecendo, mas ela pediu que fosse até lá. E lá fui eu. Quando cheguei, a situação que vi me lembrou esses episódios de trágedia, onde os parentes se desesperam com a morte trágica de alguém querido. Ela, o marido e o filho aos prantos. O motivo? Existia uma desconfiança nossa (minha e de outros amigos) de que o filho do casal, um rapaz de 17 anos, que tinha um modo meio, digamos, delicado, fosse da irmandade. Surgiu uma suspeita de que ele havia entrado em salas de bate-papo gay usando um pc de um outro amigo nosso (ele deixou rastros na máquina!). Os pais o confrontaram para saber se era verdade. Ele não só confessou que tinha entrado em salas de bate-papo como também que tinha saído com vários caras. Esse era o motivo da choradeira que vi. Algumas frases que escutei lá: “ele acabou com nossa vida!”, “eu dava tudo pra ele, porque fez isso, onde eu errei?”, “eu estraguei a vida de meus pais, mas eu quero mudar, não vou fazer mais isso”. Imaginaram a cena? E eu lá no meio. Justo eu! É redundância dizer que fiquei atônito, paralisado, sem saber o que falar ou fazer. Fiz o que achei mais urgente, tentai acalmar o povo, fazer a razão voltar a imperar.

A situação teve alguns desdobramentos que não convém dizer aqui, mas tudo isso me fez refletir um pouco. Primeiro, por que essa reação exagerada, como se alguém fosse morto tragicamente? É sempre assim que acontece quando se revela que temos simplesmente uma atração por homens? Será que é assim que ocorreria se eu revelasse o que sinto e o que já fiz? Me dá medo em pensar nisso. Mas eu sei que estou sujeito a isso. Tudo isso só reforçou o que penso sobre como devo lidar com essa situação e que já falei aqui: continuar com meu “outting” homeopático. Essa situação também me deixou um pouco constrangido. Sim, porque me vi refletido no rapaz, no sofrimento que ele deve estar passando, no pensamento de que é possivel mudar o que se sente, quando não é possível isso. Queria poder ter dito a ele que isso não é o fim do mundo, que não tem como se “curar”, que ele não é um doente por ter essa atração. Mas não podia fazer nada disso sem me expor. É horrivel esse sentimento de impotência, de querer ajudar mas não poder. Esse é um dos tributos que pago pela escolha que fiz. Fazer o que!

Para terminar, coloquei o video de uma música que curto muito, “Fake Plastic Trees” do Radiohead. Já tinha esquecido dela (ela é de 1995), mas nesses dias que estava exilado do mundo virtual, em um programa de clips na TV, a ouvi de novo. Ela foi anunciada como a “melancólica música do Radiohead”. E não é que bateu com o que eu estava sentindo?



18 comentários:

Latinha disse...

Oi BB,

Bom, em primeiro lugar te dou meus parabéns pela tua vitória, ficar desempregado é realmente uma das piores coisas que pode acontecer.

Cara, já senti na pele essa coisa de me ver no fogo cruzado e me sentir impotente. Descobriram que um estagiário era gay onde eu trabalho, todos começaram a sacanear o cara, perseguição mesmo. Eu e uma amiga que tomamos as dores e demos uma força... mas foi meio complicado.

Legal ter noticias tuas, grande abraço e bom final de semana.

Latinha disse...

Em tempo.. a musica é meio "down", mas é muito linda, eu adoro!!!

;-)

Anônimo disse...

Talvez pareça uma pergunta boba essa que eu vou fazer, mas pode ter certeza de que convém que eu faça.
Essa família é de alguma religião daquelas extremamente conservadoras?
Tô perguntando porque esse comportamento é bem característico de famílias assim. E é raro que uma família não muito religiosa ou que seja de uma religião mais progressista pense assim.
Mas se for esse o caso, aí infelizmente o rapaz só tem 2 caminhos possíveis a seguir: ou ele fica na religião em que tá, aturando ela do jeito que é, sendo xingado, humilhado e perseguido todo dia; ou ele sai dessa religião.
Mudar, a religião não vai mudar, pode ter certeza. Você sabe que quem é conservador prefere morrer do que evoluir, né?
Bom, acho que é isso que eu tenho a dizer. Se você achar interessante dizer isso a ele, você é que sabe.
Abração!

Luiz Pep disse...

Cara! O lance do virtual é assim mesmo, a História é praticamente igual para todos. Quanto ao inferno gerado pelo "novo" gay passei por isso em minha vida, foram dois anos de muita tristeza dos meus pais e minha, mas não posso fazer nada, sou assim, quem me ama terá que me amar assim, caso contrário, não é válido em minha vida, lógico que sempre procurei nunca choca-los, o respeito acima de tudo.

Unknown disse...

Cherry!!!! Parabéns pelo novo emprego, viu? sucesso, que vc merece! bom, quanto a outra parte do post, nem vou comentar... triste vida a desse povo! Beijos!

Anônimo disse...

ah...
sem nada a dizer...
simplesmente sucesso no novo emprego.
beijão do príncipe.

Cara Imperfeito disse...

Bob,
Soube da notícia do emprego em primeira mão e fiquei bastante feliz que tudo deu certo. Eu sei o quanto é barra, imagina pra vc, pai de família... Sorte no novo emprego!

Sobre a situação do filho de seus amigos, imagino quão difícil foi estar ali, amparando numa situação que tb é a sua...

Sobre a música, só tenho a confessar que é uma das minhas preferidas. Adoooooro, era de uma campainha, se não me engano, de um garotinho com Síndrome de Down.

Abraço, boa semana!

FOXX disse...

amigo
é triste
mas as reações q naum são assim
cheio de lágrimas, acusações e, por vezes, sangue
são excessões

Dawson disse...

Nossa... que situação hein?!

No meu caso qdo minha família descobriu foi bem mais tranquilo.... acho q vou falar sobre isso depois no blog.

=)

Abração!

AVENTURA disse...

Blue, que situação ... Fico torcendo para o garoto enfrentar de cabeça erguida essa parada, que convenhamso, não é das mais fáceis.

Fiquei feliz em saber dessa oprotunidade que esta surgindo em tua vida. Ja fiquei "desempregado" por 15 dias e me sentia muito mal, imagino quem fica mais tempo.

Boa sorte!

Poison disse...

Ai,lidar com gente tacanha é terrível!!!
Tomara que o garoto coloque essa gente no bolso... hehehehe!!!!
Sorte pra vc no novo emprego, viu!!!!
Abraços!!!!

Râzi disse...

Meu querido, parabéns pelo emprego! É uma situação realmente que se deve comemorar muito!

E um parêntese! Normalmente eu falo com vc, seu puto! Vc também entra às vezes e não fala comigo! Aff...!

AHauhauhuahuah!

Agora, a situação do garoto me deixou com o coração apertado! Rapaz... entendo o seu nervosismo e o medo de se expor... e não poder fazer nada por ele deve ter te consumido! Caramba... bom... vc poderia contar a verdade pra ele e ensiná-lo a se camuflar... mas estaria depositando seu segredo nas mãos de um rapaz de 17 anos... complicado!

Vamos rezar pra que ele tenha ajuda, seja ela qual for!

Beijão!

Oz disse...

Tb eu andei meio sumido.
Antes de mais, tudo de bom no novo emprego. Sei que isso deve ser muito importante para ti.
Radiohead vem sempre a calhar. Eu gosto, pelo menos.
No resto, o que dizer? Eu quero acreditar, de verdade, que o tempo e o amadurecimento nos permitem enxergar as coisas de outro modo. Já que os pais do rapaz parecem não ser capazes de dar esse passo (pelo menos por agora), que o rapaz possa encontrar-se, aceitar-se e saber fazer respeitar-se. Já que passou pelo flagra, ao menos que isso não sirva para ser mais um a embarcar numa vida camuflada ed e enganos.
Grande abraço!

Unknown disse...

Amigoooooooooo! Blz? E aí, como está o trabalho novo? Beijos!

Dud`S disse...

Bom parabens pelo trabalho !!!!!!! e depois eu gostaria de dizer que muitas vezes o calado vence, vc se quere ajudo aquela familia toda familiatem essas coisas qdo descobre que o filho gosta de outro homem mas vc pode conversa com rapaz, fala como amigo n�o precisa vc se expor e sim coloka teuponto de vista. ab�o !!!!!!!!!

Marcelo B. disse...

ola como vai? Qto tempo hein, mas que barra, eu vivi uma quase semelhante que devo contar nas minhas proximas postagens, estou amadurecendo a ideia, foi bem dificil para mim, espero que tenha dado tudo certo hein...abção ate mais

Latinha disse...

Oi BB,

Espero que tudo esteja melhor do que nunca para você, como foi a semana? Conte-me tudo, não me esconda nada ;-)

Espero encontrá-lo em breve pelo MSN.

Abração e boa semana!!!

Adso Eco disse...

É um fardo pesad que se tem de carregar, meu caro, ver uma "criança" sofrer, sabendo que pode ajudar e, ao mesmo tempo não poder.
Você já se perguntou porque entre tantos vc foi escolhido pelos pais para essa tarefa.
Nada é por acaso, lembre-se disso.

PS: Acabei de entrar na blogsfera. Se puder, passa lá e comenta, pode ser?