segunda-feira, 9 de julho de 2007

Virtual


No principio, era a empolgação. Um admirável (e virtual) mundo novo, onde máscaras não existiam. Um lugar onde não importava se eu era branco, negro, amarelo, azul ou rosa. Não importava se era gordo, magro ou malhado. Podia ser eu mesmo. Podia conversar com outros da mesma espécie. Mostrei minha alma, minha essência. Vi almas alheias. Fiz amigos. Cúmplices. Desabafei. Chorei. Ri. Me emocionei com histórias de amor vividas por outros. Aqui criei coragem e saí do virtual e no mundo real realizei desejos há muito reprimidos. Extrapolei limites. Experimentei novas sensações.

Mas esse mundo tem seu “dark side”. E ele se manifesta algumas vezes. Me sinto isolado as vezes. Sabe quando você está numa roda de amigos e ninguém conversa com você? Talvez isso seja minha carência se manifestando. Como filho único, sempre tive essa necessidade de receber aprovação e atenção. Mas o que mais me incomoda nesse mundo virtual é não poder olhar nos olhos daqueles com quem converso e captar suas reações. Não consigo discernir se falam a verdade ou não, se estão sendo sinceros ou não. Recentemente passei por uma situação com um certo alguém que ilustra isso.

O conheci pelo Manhunt. Ou melhor, ele me contatou. Seus olhos logo me chamaram a atenção (duas coisas me chamam a atenção logo de cara em um homem: os olhos e, como um bom brasileiro, a bunda). Eram de um verde fascinante. O adicionei como um de meus contatos no MSN e teclamos algumas vezes. Quando percebi, estava fascinado por ele. E ele correspondia. Só havia um detalhe: 450 km nos separavam. Um estado inteiro entre nós. Fui aconselhado por uns amigos blogueiros a “sair dessa antes que seja tarde”. Não ouvi o conselho. Fizemos planos para ele vir aqui ou eu ir até ele. Enquanto isso não se realizava, nos víamos pela web cam. Me mandou fotos suas, músicas e conversamos pelo telefone. Até fui questionado se queria ser seu namorado (achei melhor conversar sobre isso pessoalmente e não pelo MSN). E conversávamos sempre que ele podia. Um dia não o vi on line. O dia seguinte também. E o outro. O que aconteceu? Um pensamento negro surgiu na minha mente. Será? Fui bloqueado? Para acabar com a dúvida, decidi bancar o detetive. Ele estava off line. O adicionei em um outro MSN que tenho. Logo em seguida ele aceitou. Estava on line! Perguntou quem eu era. Meu coração acelerou, minhas mãos tremiam, um nó na garganta me sufocava. O que aconteceu? Revelei quem eu era e perguntei: “Vc me bloqueou? Pq?”. “Não. Deixa eu ver. Ue, vc sumiu dos meus contatos, acho que apaguei sem querer” (!!!!??). “Pq fez isso?” continuei questionando. Ele, gaguejou, tentou explicar. Renovou promessas e eu . . . eu acreditei. Por que algumas vezes pensamos com o coração e não com o cérebro? Continuamos a conversar outros dias. Até que tudo se repetiu. Ele off line por dias seguidos. Eu com o coração apertado. Novamente o detetive Bob atuou e descobriu que ele estava on line. Chega! Por que agir assim? Por que não dizer que não queria mais nada? Uma razão apenas.

Episódios como esse, revelam o lado negro do mundo virtual. Afinal ele, o mundo virtual, tem como origem pessoas, com suas falhas e vícios. Mas também suas virtudes. Pessoas confusas e inseguras habitam-no. Mas também, pessoas sinceras e verdadeiras. E essas fazem valer a pena continuar aqui. Como um certo cara, que venho conversando a algumas semanas e que também conheci em um site de relacionamentos (o disponível). Ele também não mora aqui em minha cidade, mas mora a 66 km daqui (bem mais perto que o outro!). Não é blogueiro (ainda). Converso com ele praticamente todos os dias e quanto prazer isso me dá! Tenho por ele um carinho especial, coisa de amigo, vamos deixar claro. Ele me alegra, me faz dar gargalhadas, me emociona às vezes. Tem uma alma linda! Nesse mês vamos nos conhecer pessoalmente e espero que com isso possamos sacramentar nossa amizade. Tem também meus amigos blogayros, que alegram minha existência no mundo virtual. Enfim, pessoas que anulam qualquer péssima experiência com os dissimulados do mundo virtual.

Mas essas péssimas experiências tem o seu lado positivo. Thomas Edison no processo de invenção da lâmpada elétrica, tentou e falhou muitas vezes, alguns falam em mais de 1.000 tentativas fracassadas! Conta-se que alguém perguntou a Edison se ele, desanimado por todos os seus fracassos, não pensou em desistir. E ele respondeu: “Aqueles foram passos do caminho. Em cada tentativa, eu encontrava um modo de não criar a lâmpada elétrica. Eu estava sempre disposto a aprender, mesmo através dos meus erros”. Ele descobriu mais de 1.000 maneiras de não criar um lâmpada. Assim também, eu aprendi uma maneira de não agir no mundo virtual.

18 comentários:

Latinha disse...

Cara... 450km? Eu viajei 1000 e poucos para encontrar alguém que me parecia especial... infelizmente, tão virtual quando esse mundo, são nossos sonhos e fantasias.

Para ser honesto, não me arrependo de ter feito a viagem, me acordou para muitas coisas. Descobri que havia sensações que eu nunca tinha sentido e porque não, me levou até esse mundo dos blogues.

O que não nos mata, nos fortalece. Faz parte, com o tempo você aprendera a se defender desses "trovadores" como diria o Poison.

Boa sorte para você, boa semana!!!

Oz disse...

Eu também tive a minha fase "pé atrás" com o mundo virtual, em especial com os contactos via mundo virtual. Temi, a certa altura, que o virtual se sobrepusesse ao real e mudei alguns hábitos recentes. Com o tempo, "desencanei", aprendi a separar o trigo do joio (como dizemos aqui) e só já não estou no MSN tantas vezes porque a minha vida, a não virtual, assim não permite.
Abração.

Poison disse...

É, meu amigo!!!
Somos todos "caixinhas de surpresas"... com o tempo elas se revelam: umas são boas, outras nem tanto... hehehe!!!! Mas é como dizem: não tem mal que sempre dure, nem felicidade que nunca se acabe!!!!
Sorte pra vc!!!!
Ah... te fez, né? Não quis revelar seu palpite, então... hahaha!!! Mas acho que acertaste... hahaha!!!
Abraços!!!!

Cara Imperfeito disse...

Que bonito!
Bacana, dá pra ver que este passo recebeu sua alma.
Vc sabe bem, vivi a mesma coisa que vc ou coisa parecida. Realmente não é nada fácil. É tão ruim quando a gente doa nosso tempo, abre nosso peito, planeja e no fim tudo termina diferente do planejado. Planejado por nós, que fique bem claro.
Bob, tive ótimas e péssimas experiências pelo virtual. Creia, não é tão diferente do real.
Te desejo sorte, acho que as coisas estão se acertando em sua vida, né?
Aquele abraço.

Garoto Anacrônico disse...

Perfeito! Mudou meu pensamento, não de imediato, mas lá no fundo me fez pensar de forma diferente. ^^

Tou até mais animado! =]

Que bom que você não desiste! Tou contagiado.

Abraço!

Leo Carioca disse...

Olha, no mundo virtual tem todos os tipos de pessoa, assim como em qualquer outra área. Então, você encontra realmente de tudo (em termos de personalidades humanas) aí pela rede.
Mas sabe... Eu também sou filho único e não sinto essa necessidade de receber a aprovação de todos, mas sim de alguns.
Receber a aprovação de indivíduos específicos é bem mais fácil e produz resultados práticos bem mais satisfatórios.
Sei que parece meio bobo eu dizer isso aqui, mas isso seria simplesmente a base do que é viver de uma forma simples. Eu ia fazer um discurso se fosse explicar toda a minha teoria sobre isso.rsrs
Abração!

Marcelo B. disse...

ola como vai? Mas que situação desagradável né, mas no mundo virtual é assim mesmo nem sempre as experiencias são agradáveis, ás vezes se tem sorte, as vezes não, é um jogo, como a vida ne, o que se vai fazer, mas siga em frente ok...abção ate mais

Anônimo disse...

todo mundo tem uma faze dessas.
se cuida.
beijão

Il Bastardo disse...

Como em todos os depoimentos acima já passei por algo bem similar e nos dois sentidos ignorei e fui ignorado, no primeiro caso porque o lance esfriou, conheci alguém mais interessante ou porque os obstaculos eram muitos, as vezes convivemos anos com uma pessoa e ela ainda nos surpreende quem pode dizer um relacionamento virtual onde não podemos nem fitar os olhos da pessoa, um grande abraço e boa semana...

FOXX disse...

é
eu sei o que é isso
aff
e olha q tenho mta experiencia viu?
apesar dos meus 25 aninhos...

Latinha disse...

Ei rapaz, bom, vez por outra a vida nos apronta dessas... mas a gente é forte e se recupera, faz parte do processo.

Espero que você esteja melhor.

Boa semana para você e se quiser conversar, ou precisar de qualquer coisa, dá um toque. Abração.

F disse...

Eu não vivo sem o mundo virtual, nem a pau. Abração

Unknown disse...

Amigoooooooooooo! Blz? O mundo virtual não é diferente do mundo real... a questão é qeu vc está conhecendo um mundo novo prá ti: o mundo gay... Lembra do que te disse uma vez? mantenha os pés no chão... Desculpa te falar, de novo, mas essa aventura dos 450 km, estava fadada a terminar mal... Mas, vc é forte, se recupera! Beijos, viu?

Râzi disse...

Sabe uma coisa que eu acho engraçado? Apesar de ter percebido que vc é uma excelente pessoa e ter gostado muito de teclar com vc, parece que não desenvolvemos uma quimica... acho que nos faltou o olho no olho, então! heheheheh!

Apesar de qualquer coisa, gosto de vc e o respeito!

Abração, lindo!
:D

Poison disse...

E aí, meu amigo azul?
Tudo beleza???
Espero que sim!!!!
Apareça!!! Mande notícias!!! Ou vou achar que vc é "blue" pq é um Smurf e que talvez tenha sido apanhado pelo Gargamel... hahahaha!!!
Viajei legal!!!!!
Abraços!!!!!!

Dawson disse...

É isso mesmo Bob...

Jogando e aprendendo a jogar né?

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Meu lindo, a tua agonia eu já conheço inteira. Ano passado encontrei uma pessoa na net. Rolou o que rola pra todo mundo: muito bate-papo, alegria e... um primeiro encontro. Vivemos uma história linda, de amizade, complucidade e aventuras. Abri minha casa, minha vida. Deruante o tempo em que ficamos juntos (1 ano) o computador era nosso maior aliado. ficávamos on line o tempo todo. foi atrávez do skype que muitas vezes trocamos confidências, segredos que as vezes não tinhamos coragem de falar frente a frente. Realizamos fantasias, fomos felizes. Durante esse tempo misturamos o virtual e o real e eu o amei muito. Mês passado ele terminou comigo. Disse que ia ficar um tempo distante da net, mas ele mentiu. Fiz isso que vc fez, adicionei com outro nick, ele respondeu. E sabe do pior? Tenho conversado com ele como se fosse outras pessoas. Ja cheguei a ficar duas horas com ele sem que ele perceba nada. Sei que isso me machuca, mas faço quando estou com muita saudade. E no final ele diz: "é tão bom conversar contigo"... e eu penso? é mesmo, a gente era tão amigo... pena que vc não sabe que sou eu e nem vai saber nunca. Moramos a 500 metros de distância, mas parece que ele tá em outro planeta. Estou muito triste

GP disse...

Sei bem o que você passou, tô vivendo isso no momento, dá uma dor né, mas passa, como tudo na vida, momentos bons e ruins passam. Sei que tenho que esquecer e continuar, por enquanto tá difícil, mas eu sei que vou ficar bem. Fique bem você também. Bjos.