sábado, 30 de junho de 2007

Preconceito


“Quem não deve não teme. . . Conheço a família dele, sua índole e seu caráter há 11 anos, desde que ele começou a jogar.” Essas palavras foram ditas por Julio Fressato, empresário do jogador de futebol Richarlyson, comentando uma afirmação feita por um diretor do Palmeiras no programa Bate Bola da Record. O imbróglio todo foi o seguinte: esse diretor, José Cyrillo Jr., quando indagado no programa sobre quem seria o jogador que estaria negociando assumir sua homossexualidade no Fantástico da Rede Globo, citou o nome do jogador Richarlyson (se quiser ver o vídeo dessa gafe do diretor do Palmeiras, clique aqui). Mas o fato é que, bastou essa afirmação para desencadear mais uma onda de preconceito, machismo e frases infelizes contra os gays. Por exemplo, a declaração do empresário do jogador. Pela ótica dele, os gays não tem índole e nem caráter. Somos um bando de pervertidos, é isso? Tudo bem, existem alguns homens gays que tem o lema “demais nunca é bastante”. Mas isso é um comportamento que não é exclusivo dos gays. Homens héteros também agem assim. Isso é um comportamento do homem, independente de orientação sexual. A mãe do jogador também saiu em defesa do filho, dizendo: “Eu sei que ele não é, não precisa mostrar nada para ninguém. . . Ele é um menino muito amável”. Também numa suposta página do jogador no Orkut, o rapaz foi chamado perjorativamente de “seu boiola”, “viadinho” e “bambi”. Qual o motivo de toda essa homofobia? Se ele é ou não gay é um assunto que diz respeito apenas a ele. Mas se ele ou outro jogador qualquer for gay e assumir isso publicamente, esse ato se torna uma heresia. Por que? Será que por assumir sua orientação sexual o atleta perde suas habilidades? É claro que não! Ou será que por ser uma figura de destaque na mídia ele passa a influenciar negativamente os jovens com seu comportamento “bizarro”? Absurdo isso! Seria sim uma atitude de coragem, porque o futebol é um reduto machista por excelência. Seria uma quebra de paradigma interessante essa. Ou vai me dizer que no futebol não existem jogadores gays camuflados? Segundo alguns estudos, 10% da população é gay, então entre 11 jogadores de um time em campo, estatisticamente falando 1 é gay.

Na realidade se usam situações como essa para exercitar o preconceito que existe contra aqueles que são diferentes. Se tenta mostrar que ser homossexual é negativo e depreciador. Me cansa isso. Já é díficil viver nas sombras e não poder ser o que realmente sou. Mas, como aquele sujeito que está remando contra a correnteza sabe muito bem, se pararmos de avançar a correnteza nos leva. Então brothers, vamos continuar a remar contra a correnteza do preconceito! Nem que for para avançar poucos milimetros. Quem disse que grandes mudanças ocorrem assim, de uma hora para outra. Não, não é assim. Darwin nos ensinou que a evolução é lenta e gradual. Aos poucos esses preconceitos são derrubados. Mas como é difícil isso! Albert Einstein já dizia: “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.”

25 comentários:

Latinha disse...

Preconceito é uma das piores coisas que existem. E é engraçado como o preconceito é "mutável", se for um artista na TV todo mundo é compreensível, para determinadas coisas ninguém tolera.

É só ver que alguém se assumir homossexual vira "material do Fantástico". Ainda bem que a cada dia essa mascara caiu um pouco, as pessoas não tem conseguido mais fechar os olhos ou fingir que não estão vendo.

Mas é uma caminhada lenta, mas sou otimista e acredito que mesmo devagar temos avançado.

Abração!!!

descolonizado disse...

a hipócrisia do mundo me deixa totalmente desanimado .

adorei seu blog.
muito bom mesmo!

Leo Carioca disse...

Bom, você disse a frase mestra: ´´o futebol é um reduto machista por excelência``.
Quase todos os homens héteros que eu conheço são meio fanáticos por futebol. E o centro da homofobia tá fixado nos homens héteros, até porque eles sentem uma necessidade meio neurótica de provar que são héteros o tempo todo, né?
Quanto a dizer que o cara não pode ser gay por ter caráter, índole e tal, a gente sempre ouve esse tipo de comentário quando alguém é supostamente ´acusado` em público de ser gay. E se é a mãe da pessoa que faz um comentário desse tipo, pior ainda. Porque você sabe que mãe pode falar todas as aberrações do Mundo que 99% das pessoas vão passar a mão na cabeça dela e dizer: ´´Ah, gente. Mãe é mãe! Ela falou essas coisas, mas mãe é mãe!``. E ali mesmo dão razão à ela e abafam o caso. É ou não é?
Mas tô de acordo com você: a gente tem que ficar alerta e continuar remando.
Bom, mudando de assunto, como você viu eu tô com nick novo. Agora sou Leo Carioca. E também tô com uma enquete nova lá no meu blog.
Quando você puder, passa lá pra responder, tá?
Abração!

Il Bastardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Il Bastardo disse...

O pior é que ainda ainda está certo!

Oz disse...

É, devagar, com muita persistência e cabeça levantada, eu acredito que um dia chegaremos lá. Hoje é melhor do que ontem e amanhã será, estou certo disso, melhor do que hoje.
Grande abraço, Bob!

Aphrodite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aphrodite disse...

Olá!!!

Adorei o seu blog... ele traz mtas coisas bacanas p se refletir...vou ficar acompanhando os novos posts...
bjão
http://estoriaspracontar.blogspot.com/

FOXX disse...

eu me surpreenderia se fosse o contrário...

Garoto Anacrônico disse...

Frases infelizes...

Só o que acontece entre homens 'inteligentes' e 'bem estruturados' na sociedade atual.

Eu quero ver quando OS FILHOS DELES disserem: "Pai, eu sou gay!"

Vai ter empresário mudando de opinião, por amor, rapidinho!

Ah... E estatísticas dizem que 10% da população é gay. Tudo bem. Mas minha experiência diz que pelo menos 50% da população (pelo menos masculina) já teve experiências homossexuais. E o mundo continua girando, e esses seres continuam discriminando...

Ainda bem que tem quem reme contra a correnteza!

Incomodemos! =D

Marcelo B. disse...

ola como vai? Lindo o post, fiquei tbem assustado com o que li e ouvi na impressa esportiva, como se gay fosse feio e não desse para esse esporte, mas pergunto-me cade os grupos de apoio, as comunidades gls, o povo que organiza a parada gay, porque não saem em desefa, todos se calaram, isso eu acho mais feio quem tem voz não se manisfestar, so serve para o oba oba na hora da conscientização, nada....abção ate mais

Anônimo disse...

É muito chato isso. To até meio cansado de discutir sobre esse preconceito, a verdade é que num vestiário onde um monte de cara anda nu, vc acha mesmo que não vai ter um bando de gente que curte ta ali?! hahahahahaha...

Anônimo disse...

nossa que belo textos...
sem nada a dizer.

Ainda mais por dentro...(rick) disse...

Meu caro o pior é saber que essa situação não está somente na midia ou nos esportes. Nos nosso lares somos vistos como seres desviantes e imorais. Certo dia perguntei a minha tia se havia alguma diferença entre o sexo que ela pratica com o namorado dela e o sexo que eu faço com homens. Ela me disse que não interessava essa questão, mas que de qualquer forma eu era o errado. Eu ri na cara dela e disse que ela meu tinha explicações por ter uma opiniao guiada pelo senso comum. Todos os dias nos temos q lutar para mostrar a incapacidade do mundo em acietar a diversidade, não que nos tenhamos uma necessidade de aceitação, mas como todo cidadão, temos direiro a igualdade!!!

Anônimo disse...

Olá, tudo beleza?
Cara, impressionante como as pessoas são preconceituosas não é? Fui até o link aí e no próprio You Tube o pessoal fica de sacanagem com ele, colocando como BIchardson e coisas do tipo. Bando de gente ignorante.
Muito legal o texto e a gafe do outro lá sem comentários não é? Ficou totalmente vendido.
Ótima semana aí.
Abração.

Cara Imperfeito disse...

Caraca,
Que Bob é esse?
Rs...
Lendo este texto, já imaginei vc indo em debates na TV sobre gays. Claro, vc como defensor!
Mas é foda, preconceito! Maldito sentimento... Sou um pouco, e é algo mto contraditório dentro de mim. Mas, viver é aprender!

Abraço.

Latinha disse...

Boa semana!!!

hotspot_fortaleza disse...

Oiiii...





http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

Poison disse...

Preconceito é algo inerente ao ser humano mesmo... de alguma forma, sob algum aspecto, em determinado momento ele se manifesta. Pior que preconceito é burrice. Só um burro pode avaliar que orientação sexual do individuo tenha alguma coisa a ver com caráter, ética ou dignidade. Tenhamos paciência, amigo! Hehehehe!!!
E no mais? Tudo blz? Espero que sim!!!
Abraços!!!

Poison disse...

Eu de novo... hehehe!!!
Esqueci uam coisa... esses dias vc disse lá no blog que tinha um palpite sobre a identidade do homem em preto & branco, lembra? Fiquei curioso... afinal, vc é muito perspicaz, né? Me conta seu palpite, please?? Hehehehe!!!
Bjs!!!

Luiz Pep disse...

Realmente lastimável, consegue ser pior do que a 1ª deixa, são pessoas que estão sendo preconceituosas sem saber, acho!!!
Obrigado por responder :) olha que vc colocou 7 coisas de uma forma bem legal. Quanto ao tamanho estou satisfeito com meu tamanho e não ligo para o tamanho do penis do meu parceito, desde que não seja muito grande ou muito pequeno, mas se por um acaso eu já estiver amando o cara e descobrir o tamanho, aí fico com ele do mesmo jeito. Um bj pra vc :)

Unknown disse...

Amigoooooooooooo! blz? Olha, eu nem perco mais meu tempo quando algum idiota destes vem falando isso... TEnho coisas melhores e mais importantes prá me preocupar, do qeu ouvir um hipócrita destes falando! Quero é cudiar da minha vida e felicidade, e me importar com quem não me julga pelo que faço entre 4 paredes!
Beijos!

Segredo disse...

Complicado mesmo! O preconceito tá enrraizado na nossa sociedade, mas vejo um futuro melhor... infelizmente não pra gente pq, como vc mesmo disse, é uma mudança lenta e gradual. Mas somos nós que iremos avançar nossos poucos milimetros e pra que depois as coisas sejam melhores.
Bjo!

Râzi disse...

Sinceramente, essa coisa de 10% é uma grande furada!
Pode até ser 10% declarada! Mas eu aproximaria isso de uns 35% a 40%!!!

E no final, o preconceito impera!!!

A minha empresa criou um grupo GLS! Achei muito legal... mas não sou eu que vou colocar a minha carinha lá, pra receber tapa, não!

Eu sei que a empresa tem uma política de diversidade... mas as pessoas, os indivíduos, são outra coisa... e como as decições são tomadas pelos indivíduos... vá viu!

Armarinho, fica fechadinho no trabalho!!!

]Hauahuahauhauahua!

Beijão!!!

Kaka disse...

Aiai... como é difícil esta vida, né? Não suporto essas coisas!

Mas, como já disseram... estamos caminhando, devagar, mas avante! Ainda chegaremos lá!

Beijo!