sábado, 25 de agosto de 2007

Felicidade


O que é essa tal felicidade? Onde encontrá-la? Qual loja, em qual shopping ela está à venda? Em qual seção do supermercado se compra esse item? Ou será que ela está disponível em comprimidos na farmácia da esquina? Já sei, ela está engarrafada e pronta para ser consumida nos bares da vida! Não??? Pode-se encontrá-la em seringas então? Também não?! Só pode estar em alguma conta bancária de algum paraíso fiscal numa ilha paradisíaca! Não né? Onde ela está então?
Pergunta de díficil resposta essa não? Será mesmo? Ou complicamos tanto as coisas que despercebemos o óbvio? Agimos como o avôzinho infeliz que procura por toda a parte os óculos, tendo-os na ponta do nariz! Procuramos a felicidade em vários lugares, em várias pessoas, em várias situações e ela ali, do nosso lado nos olhando com cara de espanto dizendo: “eu estou aqui!”. Condicionamos a felicidade. Agregamos muitas condições para obtê-la. Quando me formar; quando fizer pós; quando voltar a estudar; quando perder 10 kg; quando fizer academia; quando me separar; quando encontrar alguém; quando morar sozinho; quando tiver meu apartamento; quando tiver um carro novo; quando me mudar para perto dele; quando mudar de emprego; quando for gestor da minha área; quando tiver minha própria empresa; quando tiver um rendimento de 5 dígitos; quando ganhar na Megasena; quando terminar minhas dívidas. Quando, quando, quando. Esquecemos que, como ouvi um dia, a felicidade é uma viagem, não um destino. Vivemos como formigas num formigueiro, sempre atarefados correndo de um lado para outro, sacrificando relações pessoais e até nossa saúde buscando algo que muitas vezes nem sabemos o que é. Não aproveitamos nossa viagem. Não desfrutamos dos pequenos prazeres que essa viagem nos proporciona. Não reparamos nos detalhes. E eles fazem a diferença.
Por que essa reflexão? Essa semana aconteceu algo que me pôs a refletir. Algo banal, corriqueiro, mas que gerou em mim o desejo de falar sobre isso. No final do expediente em meu emprego, estava arrumando minhas coisas para ir embora. Trabalho no 3º andar. Olhei pela janela e vi. Uma bola vermelha me chamou a atenção. O astro rei, o sol estava se pondo. Lindo, maravilhoso, colorindo com tons de vermelho, amarelo e laranja o céu ao seu redor. Magestosa visão! O sol, alheio a qualquer vontade, mostrava toda sua beleza para quem quisesse ter o prazer de vê-lo. Olhei para baixo e as pessoas indiferentes diante desse espetáculo. Andando, correndo, apressadas feito formigas. Perdendo a chance de transformar o ordinário do dia-a-dia em extraordinário.
“O que faz você feliz? A lua, a praia, o mar. Uma rua, passear. Um doce, uma dança, um beijo. Ou goiabada com queijo? Afinal, o que faz você feliz? Chocolate, paixão, dormir cedo, acordar tarde. Arroz com feijão. Matar a saudade. O aumento, a casa, o carro que você sempre quis. Ou são os sonhos que te fazem feliz? Dormir na rede, matar a sede, ler ou viver um romance? O que faz você feliz? Um lápis, uma letra, uma conversa boa. Um cafuné, café com leite, rir a toa. Um pássaro, um parque, um chafariz. Ou será um choro que te faz feliz? A pausa para pensar. Sentir o vento, esquecer o tempo. O céu, o sol, um som. A pessoa ou o lugar? Agora me diz: o que faz você feliz?” Esse é o texto de uma propaganda institucional do Grupo Pão de Açucar, propaganda essa que achei muito bacana e que me lembrei durante essa reflexão. O texto é narrado por Arnaldo Antunes e com ela fecho esse post.

10 comentários:

Cara Imperfeito disse...

Bob,
Vc tá sumido! Kd aquele viciado de antes? Rs...
Eu sei, tá trabalhando muito. Mas isso é bom, não podemos reclamar.
Espero que esteja tudo bem por aí.

Abração!

FOXX disse...

na verdade amigo
a propaganda, apesar de linda, entra em contradição com seu texto, é preciso ter aquilo: carros, amores, saudades, pra ser feliz? ou basta uma noite dançando ao lado de bons amigos? se for o primeiro, não sou feliz, se for o segundo, sou muito!

AVENTURA disse...

Penso que buscar a felicidade fora de nós é o segundo passo que temos que fazer.

O primeiro é busca ela dentro de nós. E nos dispormos a perguntar "o que falta para eu ser feliz", ouvir essa resposta sem bloquiá-la e depois lutar para alcança-la.

Sempre teremos resposta a essa pergunta e em varios momentos de nossa vida devemos fazê-la pq sempre tera um ponto a ser trabalhado para estarmos felizes com mais contância.

Buscar a felicidade em bens materiais só depois de termos encotrado dentro de nós a nossa propria felicidade. Assim como buscar a felicidade em outra pessoa, num relacionamento. Se estamos felizes conosco e com nossas coisas, estaremos consequnetemnete buscando alguem para dividir nossa felicidade e não colocar na pessoa a responsábilidade dela nos fazer feliz..

Enfim, algumas reflexões minhas sobre a "felicidade"

Seus textos estão excelentes Blue, parabens.

Anônimo disse...

ADOREIIIIII

DESEJO A VC ...

MUITA FELICIDADE

HAIRYBEARS
http://hairybears.blogspot.com/

Marcelo B. disse...

ola como vai? Arrasou hein que post bonito, engraçado como a feicidade é sempre o amnhã né nunca hj, valeu pelo post e o toque, amei abção ate mais

Anônimo disse...

Não existe fórmula pra felicidade por um motivo muito simples: cada pessoa tem uma noção diferente do que é felicidade.
Aquilo que faz uma pessoa feliz, com certeza faz outra infeliz. E vice-versa.

anonimo disse...

voce nao deve procurar pela felicidade, ela esta em voce, somos a felicidade.

Moisés disse...

Você escreve muito bem. Gosto de suas reflexões, mas sinto falta das conclusões das histórias. Por exemplo: que aconteceu com a família que descobriu que o filho é gay? Como ficou o caso do contato que o bloqueou no msn?
Isso desperta a curiosidade e dá uma aflição saber que ela não será satisfeita.

=]

Abraços.

hotspot_fortaleza disse...

LINDAS PALAVRAS

ABRAÇO FORTE

*´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
(¸.·´ (¸.·` (¸.·` ¤.¤ HOTSPOT FORTALEZA ¤.¤
http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

Râzi disse...

"Felicidade foi embora e a saudade no peito..."

Ah, menino, eu acho que podemos ser felizes À todo momento! Eu lembro o dia em que isso esteve mais claro na minha vida... foi quando eu estava com um torneira vazando em casa e uma mulher me azucrinando em casa pra resolver! hauahuahauhauhua! Ela estava certa! Era sábado! Sai pisando firme, decidido a comprar uma outra! Entrei na loja e me fiquei olhando os estandes, quando um vendedor em abordou, expliquei o que queria e ele me pediu pra explicar o que tinha acontecido. Quando terminei ele deu um lindo sorrido e me explicou que eu não precisava comprar outra, e me disse como consertar. Quando deu certo eu fiquei feliz, mas a felicidade maior eu senti quando si da loja... felicidade por ter cruzado com uma pessoa de boa vontade e tranquila, que me ajudou, sem pensar que estaria perdendo uma comissão.

Bobo, né?

Beijão!