sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Histórias


Já pensou se as histórias que vivemos em nossa vida fossem como as obras de ficção? Todos os episódios de nossa vida tivessem princípio, meio e fim? Como em um conto de fadas, começassem com o “era uma vez” e terminassem com o “e viveram felizes para sempre”? Não que nossa vida seja feita de inúmeros episódios não acabados, romances que faltam as últimas páginas. Muita coisa se resolve e tem um final. Mas boa parte do que vivemos é uma obra aberta, ainda com final indefinido, aguardando a providência divina ou humana para que o ponto final seja colocado. E algumas nem serão encerradas. Eu digo isso devido a um comentário interessante deixado por um visitante aqui do meu blog. Ele escreveu o seguinte nos coments do post anterior:

"Moisés disse...
Você escreve muito bem. Gosto de suas reflexões, mas sinto falta das conclusões das histórias. Por exemplo: que aconteceu com a família que descobriu que o filho é gay? Como ficou o caso do contato que o bloqueou no msn? Isso desperta a curiosidade e dá uma aflição saber que ela não será satisfeita."

Antes de mais nada, nunca escondi a imensa alegria que sinto ao ler os comentários que vocês deixam aqui, sejam eles prós ou contra. Então meu amigo Moisés, obrigado pela visita e comentário (até tentei saber mais de você vendo seu perfil no Blogger, mas não estava disponível). Me senti lisonjeado também por dizer que escrevo bem. Particularmente não acho que tenha esse dom, escrever bem. Escrever um post para mim é um parto de elefante, com idas e vindas, escreve, deleta, pesquisa, apaga, pausa para a massa cinzenta se refazer, até que finalmente sai algo que meu rigoroso controle de qualidade aprove. Sempre com ressalvas. E tem outra - alguns blogs me proíbo de visitar antes de escrever algo, blogs como os dos mestres
Oz ou Poison , por exemplo. Se os leio antes de escrever, minha inspiração vai para o ralo ante a genialidade dos mestres. E ai só me resta ouvir Mozart para estimular a inteligência ou mergulhar nas crônicas de Drummond, Veríssimo ou Ubaldo para a inspiração voltar. Por isso, obrigado também pelo incentivo.

Agora sobre o que comentou, realmente existem muitas histórias que estão ainda inacabadas. Como a da
família que descobriu que o filho é gay . O rapaz está tentando viver “normalmente”, reprimindo com toneladas de culpa seu Hyde interior, seu desejo proibido, achando que vai conseguir mantê-lo sob controle. Espero que ele seja eficiente nisso. Ou não, sei lá. O fato é que decidi manter minha posição neutra diante do que ele está passando e não me envolver para preservar minha sanidade mental. Sim, por que se fizesse o que estava com vontade, dizer para ele que é uma luta em vão o que ele está tentando fazer, com certeza ele iria comentar com alguém sobre o que lhe aconselhei. Ai meus brothers, eu iria para o sétimo inferno de Dante! Sobre a outra história que comentou, a do contato que me bloqueou no MSN , depois que escrevi sobre ele no blog, não é que a criatura ressurgiu das trevas? Reapareceu no meu MSN como se nada tivesse acontecido! Até me passou o outro MSN (um que já sabia que existia) para que eu o adicionasse. Seguindo as dicas do manual de etiqueta da Glorinha Kalil, não o desprezei, não cobrei explicações, não dei pití. Convivemos civilizadamente no mundo virtual, trocando algumas palavras algumas vezes. Estou imunizado contra esse ser. Ou seja, essa história eu considero encerrada.

Mas existem muitas outras em aberto e outras começando. E também situações recorrentes na minha vida. Como a que aconteceu essa semana. Um novo episódio do tipo “fundo do poço”. Foi assim: numa dessas noites eu visitei alguns blogamigos e nesses blogs os brothers falavam sobre amizade, amigos e sobre a importância dessas pessoas em nossas vidas. Coincidentemente no fim de semana anterior um amigo virtual muito querido havia me contado que passou a noite na casa de amigos vendo muitos filmes e nessa noite que visitei os blogs, ele comentou que havia visitado um velho amigo. Pra quê!! Parece que meu subconsciente trabalhou a noite toda durante meu sono de tal forma que acordei sentindo um vazio monstruoso! Uma vontade de receber um abraço apertado, um afago, um carinho, uma palavra que só um amigo sabe dar. “Uê, você não tem amigos?” talvez diga. Que realmente me conheçam não. Pensei que tivesse, mas tenho conhecidos, pessoas que não sabem nem 10% do que sou. Tive até um que considerava meu irmão, mas que hoje nem liga para perguntar como estou. Queria um amigo que só de olhar me entendesse. E não tenho. Tenho muitos amigos virtuais que estão espalhados por esse mundo de Deus. Mas quero e preciso de amigos reais. Preciso do contato físico (sem conotação sexual ok?), do toque, do olhar, do peito para eu colocar minha cabeça, entende? “Preciso de oxigênio, preciso ter amigos, preciso de dinheiro, preciso de carinho”. Acordei assim. Para poder trabalhar e conviver com minha família, tive que pegar no meu estoque de máscaras, a máscara da felicidade e usá-la para não despertar suspeitas. Cara de feliz, mas por dentro desmoronando. Assim foi por uns três dias. O sentimento abrandou um pouco. Mas a vontade permanece. Amigos não são como comprar um lanche no McDonald’s, você escolhe e daí a instantes tem o pedido atendido. Demora. Precisa-se da convivência e da cumplicidade para se formar os laços e nós da amizade. Tudo bem, pode até começar no mundo virtual, mas uma hora tem de passar para o mundo real. E é ai que estou tendo dificuldades. Será que tem alguma coisa de errado comigo? Ou será que minha vida toda está errada? O que preciso fazer? Sugestões são bem vindas.

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu tb já acredito que as histórias não devam ter fim, pois como na vida real elas não tem, estamos em um 'conto' eterno, e talvez assim seja melhor..Bjs

Il Bastardo disse...

Tenho várias histórias mal acabas na minha vida, muitas mesmo!
As vezes concluídas mas ainda alimento uma pequena ponta de esperança de um recomeço!
Quanto aos amigos, boa sorte! Bons amigos tá dificil!

FOXX disse...

ai eu tenho várias estorias mal acabadas... algumas com pontos finais, mas a maioria tem reticencias... ou entaum é pq eu mudei de livro, aquela estoria era meio chata
hehehe

AVENTURA disse...

Tu tá precisando fazer umas visitas para seus vizinhos virtuais aqui em Sampa. Tomar umad cervejinhas conosco, será sempre bem vindo.

Faz como um jovem aventureiro que eu conheço, joga a moxila nas costas e vem. E pode ter certeza q teras a visita retribuida, pq se tem lugar bom para tomar uma cervejinha é em sua cidade, com esse calor todo que é um verdadeiro convite a bebedeira.

Tamos por meu amigo, bem pertinho!

Abraços
Ah. tu ta na mesma linha do Poison e OZ no quesito escrever bem

Marcelo B. disse...

ola como vai? Putz essa questão é difícil hein, nem sempre se dá uma virada na vida assim, mas se pelo menos vc tem a noção do que quer já e mais facil, qtos nem sabem o que querem da vida e viver se compártilhar, com amigo ou amor, é duro demais né...abção, se cuida ok ate mais

Blog Jotha Design disse...

Olha eu aquiii, hehe sauades de vc e de truas historias, agora eu mato essa saudades.

abração

Oz disse...

Meu caro Bob:
Vamos por partes. Primeiro, ainda bem que a nossa vida é uma obra em aberto, não? Sei lá, às vezes também me dá vontade de, como nos livros (coisa que muito raramente faço), ir até ao final para ver como termina, mas sempre acabo por concluir que prefiro seguir passo a passo sem projectar necessariamente se vai ter ou não "happy end".

Em segundo lugar. Agradeço, de coração, o elogio, para mais porque sei que não é dito da boca para fora. Também não esqueço que foste o meu primeiro leitor e o primeiro a querer saber um pouco mais sobre a pessoa que se esconde atrás do alter ego.

Por último, mas não menos importante. Tenho-me afastado do MSN. Ouve uma altura, depois de sofrer uma desilusão - porque também me sentia sozinho e a falta de pessoas que não me conhecesssem apenas pela metade -, em que me quis afastar deliberadamente. Conclui que não tinha nada a ver. O MSN pode ser um excelente instrumento de convívio, desde que estejamos bem cientes das suas limitações e de que há coisas que devem ficar no plano virtual. Hoje, mudei um pouco os meus hábitos, e dai tenho conversado muito pouco ou quase nada com antigos companheiros virtuais. Corro o risco de perder alguns deles pelo caminho, mas foi uma opção que precisei fazer. No meu caso, achei que corria o risco de me isolar no mundo virtual e sei que isso iria criar um vazio muito grande no meu dia a dia, então resolvi que, primeiro, tenho de batalhar e fortalecer os meus afectos no plano real.

Nossa, como escrevi!
Abração e, quem sabe, um dia destes a gente se esbarra ai de novo.

Râzi disse...

Meu querido... não vou entrar nesse mérito de que tem algo errado na sua vida... digamos que vc já sabe do que eu falaria e vc mesmo já tem consciência das coisas, mas cada um vive a sua realidade.

Eu entendo o que vc diz porque sou extremamente sedento de amizades, e vou te dizer, quanto mais amigos que te entendem vc tem, mais vc quer! É um vício!

Graças a Deus eu tenho um irmão que me entende e mais uma amiga que é minha mãe, irmã e filha.
Tenho meus amigos virtuais que são tão reais que chega a doer a saudade dessa putada! Não vou nomeá-los porque eles sabem quem eles são! :D

Bom, amigos de verdade são raros... mas existem! Acredite, quando menos esperar, vai se deparar com um! Mas tem que fazer a sua parte! Amizade é uma via de mão dupla!!!

Beijão!

PS: Também adoro o venenoso e o padeiro! São mestres!

:D

anonimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse...

ta precisando de colo....beijo grande.

Cara Imperfeito disse...

Fala Bob,
Blza?
Seu blog é bacana e vc escreve super bem, sim.
O Moisés atentou para algo que passou batido, que as histórias estavam sem final. Nem havia percebido, sempre fiquei mais ligado ao acontecimento e não à consequência...
Mudando de assunto, tá carente? Acho que entendo a sua fase, onde os amigos virtuais, embora sejam maravilhosos, não preenchem a falta de alguém em carne, osso e presença. É isso?

Grande abraço pra vc!

Poison disse...

Meu querido Bob!!!

Agradeço, sinceramente pela honraria em ser aqui citado... e ainda mais como "mestre". Mas fique certo de que sou tão mestre e taõ aprendiz como qualquer um dos que povoam a nossa comunidade bloggeira!!!
Muito me faz feliz, e me faz sentir que vale pena escrever, qdo me deparo com um amigo/leitor como vc!!!
Um grande abraço!!!!

Latinha disse...

Olá meu amigo,

Também tenho sentido falta de amigos próximos, felizmente, não posso reclamar de falta de amigos, meu problema é muito mais a distancia.

Com minhas viagens constantes, meus amigos não estão no lugar onde tenho ficado mais... isso faz falta.

A internet me trouxe valiosos amigos virtuais, muitos sei que vão se perder no tempo... outras tenho certeza que devem ficar. (espero que vc fique!) ;-)

Grande abraço!!!

Adso Eco disse...

Te consola saber que sentir falta de amigos verdadeiros e não virtuais não acontece só com você?

david disse...

isto é o melhor aqui no blogger... um caras q. sabem dizer a verdade de suas vidas de uma maneira clara, sem rodeios....

estas análise, histórias, ou apenas uma idéia, ajudam demais a entender as minhas próprias...

até

Poison disse...

E aí, queridão?
Tudo na boa?
Espero que sim!!!
Atualizações, please... hehehehe!!!
Abraçãozão!