quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

O início

Há mais de 100 anos, o escritor inglês Robert Louis Stevenson escreveu o romance “O Médico e o Monstro”, no qual nos é apresentado o médico Dr.Jekill, homem de conduta exemplar, respeitado, gentil e educado, que através de uma experiência liberta seu alterego – Mr. Hyde - uma criatura que estava reprimida dentro de si, instintiva, sexual, irresponsável, um monstro. Você já deve ter visto este tema – a dupla personalidade - em outras obras na literatura, nas histórias em quadrinhos ou no cinema como por exemplo o Lobisomem, Batman/Bruce Wayne, Hulk/Bruce Banner, Superman/Clark Kent. Homens com 2 personalidades, distinta e opostas entre si ou não, mas que durante um tempo uma prevalecia e a outra era dominada. Não isso não é uma análise literária ou coisa assim, mas essa alegoria, o médico e o monstro, Dr. Jekill e Mr. Hyde, simboliza bem o que sentia, o que vivia. Duas pessoas: uma o exemplar, responsável e comedido homem acima de qualquer suspeita; a outra o desviado, irresponsável e sexual homem que sente desejos proibidos por outros homens. Assim como Dr. Jekill, o mesmo sentimento de repulsa, nojo e arrependimento cada vez que me deixava dominar pelo monstro, que satisfazia seus desejos pervetidos. Um sentimento de desprezo por mim mesmo, de vergonha pelo que fazia (não ficava fisicamente com outro homem, só o “prazer solitário”), de nojo que durava um tempo e logo após - olha os desejos reprimidos e escondidos se manifestando novamente! Desesperadamente faria tudo para me livrar desse monstro dentro de mim. Mas isso começou a mudar recentemente.
Já nadou em um rio de forte correnteza? Você nada lutando para não ser levado pela força da correnteza, desesperadamente se esforçando para não ser vencido; sem nada para se agarrar, sem galhos, bóia, corda ou alguém para lhe ajudar. E o tempo vai passando; você grita, berra, ora a Deus por ajuda, mas ninguém aparece para lhe salvar. Está só e você vai se cansando e a correnteza do rio constante e até mais forte. Uma hora você para de nadar contra a força da natureza, exausto pelo esforço, sem força para continuar tentando. E se deixa levar pelo rio. Se deixa levar pela natureza, sem saber o que irá acontecer, aonde vai chegar. Apenas tomando o cuidado de desviar dos obstáculos que poderão feri-lo.
Algo assim aconteceu comigo. Anos de luta contra o desejo “pervetido”, mas ele não desaparecia. Continuava a me dominar por mais que me esforçasse. Gritava desesperadamente por ajuda e nada mudava. Até que, na internet, comecei a ver que assim como eu, havia outros homens que viviam uma situação igual. Nos vários blogs que li, vi sentimentos semelhantes, angustias idênticas, iguais temores. Vidas escondidas, secretas, subterrâneas que sofriam como eu por ser diferente do padrão de macho/hétero. Eram homens que libertaram o escondido, jogaram fora as fantasias e máscaras e viviam o que realmente eram (muitas vezes pagando um alto preço por isso). Já outros continuavam com sua dupla vida, escondendo de todos o seu verdadeiro eu, mas que lidavam melhor com os sentimentos de auto repulsa. Eu não estava só, não era um monstro, um desvio da natureza. Era diferente. Assim como são diferentes as raças: brancos, negros, ruivos e outros, todas diferentes raças mas uma só espécie - a humana. Devo essa mudança aos meus companheiros de blog, que me ajudaram a ver a realidade existente em mim.
Passei então a questionar quem é quem na alegoria que usei no inicio do post, o médico e o monstro. Sim, porque quem é realmente o verdadeiro eu? Quem é que deve ser reprimido, enjaulado e trancafiado? O homem certinho, “exemplar”, mas transtornado? Ou o monstro impulsivo, sexual e autêntico? Jekill ou Hyde?

p.s. – o nome Hyde parece ser uma analogia ou trocadilho ao verbo em inglês “to hide” (esconder). Achei interessante esse trocadilho, por isso o escolhi como nome do blog: Mr. Hyde ou Sr. Escondido(?).

11 comentários:

Cara Imperfeito disse...

Sou o primeirão?
Texto inteligente, mto bom!
Seja bem vindo ao universo da blogsfera! Rs...
Abraço.

Jaleco disse...

ai meu deus vc acabou de me fazer pensar em um novo tema pro meu blog...

MEDICO OU MONSTRO? rsrs pode copiar essa ideai sua?

intao... fulanoXblogueiro EuXjaleco...

cara isso fica assim mesmo, eu nao consegui mudar ate hoje, mas posso te dizer apenas algumas palavras hoje.

BEM VINDO AO GRUPO...

BEIJO SE FOR DE BEIJO E ABRACO SE FOR DE ABRACO

Jaleco disse...

ah... olha so... vou usar sua ideia mas vou publicar seu blog la no meu ta?

gostei do texto

abrax

Di disse...

Olá amigo, bem vindo aos blogs e obrigado pela visita e comment. Claro q pode linkar...tbém vou.
Gostei demais do texto, tente se aceitar mais e viver mais levemente
Um abraço

Kaka disse...

Olá Mr. Hyde!

Que bom mais um companheiro no mundo dos blogs! Seja muito bem vindo!

E, a cada dia vemos que não estamo só nesta grande luta que é a vida, né? rs

Adorei o texto! A analogia do rio de correnteza forte é perfeita!

Obrigado pelo coment no blog! Pode likar sim! Estou te linkando tb! ok?
Abraço!

Anônimo disse...

nossa. cara
interressante...
pena que é longo.
mas tudo bem.
valeu a pena ler
abração cara

Luiz Pep disse...

Muito bom seu texto, pode me linkar sim, vc já linkado no meu blog.
Repeito todos, os que se escondem e os que se "libertam", mas sempre digo que: "Sendo oque você for as pessoas que te amam realmente estarão próximas!"

Newton Paiv disse...

E ae Brother blz ?
Pow, claro que é um prazer ter meu blogg linkado por vc kra... Vlw ! Olha só, parabéns pelo teu texto kra, parece repetitivo dizer isso pq todo mundo ai em cima ta falando, mas realmente seu texto é muito bom, voce domina muito bem as palavras kra. Sua escrita é forte e precisa ao mesmo tempo que marcante e doce, gostei pacas, mto bom mesmo. Vou ta sempre por aki te visitando kra, trocar experincias eh sempre bom !!!
Um forte abraço... Te cuida heim !!!

BlueBob disse...

Meus amigos, obrigado pelos comentários.
Jaleco - claro que pode usar a idéia! Quero ver o que vc vai escrever.
Divorciado - valeu cara! O blog é um inicio da minha aceitação e com certeza de muitas outras coisas.
Kaka, Kaike, Luiz Pep e Breno - obrigado pelos elogios, mas escrever pra mim não era um costume. Gosto muito de ler e agora com o blog estou descobrindo o prazer de escrever.
Amigos, será um prazer ter meu blog linkado no de vc!!!

Abraços

BlueBob

Nerone disse...

Olá, BlueBob. Vi seu post no blog do trintinha e vim conferir o seu. Por enquanto so li o primeiro post e gostei muito. Bem escrito e claro. Vou ler os outros daqui a pouco. Bom saber (através do seu post para o trintinha) que vc visitou o meu blog. Fiquei feliz por vc ter gostado. Volte sempre lá. Será um prazer recebê-lo.

Abraço

Anônimo disse...

necessario verificar:)