domingo, 6 de maio de 2007

Conspiração


Eu tenho observado uma conspiração acontecer ao meu redor. Veja se não tenho razão:
Cena 1 - estou numa consulta com um oftalmologista, pois tenho observado as letras meio que embaçadas quando vou ler. Tenho astigmatismo num grau bem baixo e achava que o grau aumentou. O oftalmo, depois de me examinar, disse que meu grau de astigmatismo estacionou, mas que agora tenho presbiopia. “Pres o quê?” perguntei. “Presbiopia, popularmente chamada vista cansada, é a perda da elasticidade do cristalino que acontece depois dos 40 anos” respondeu o oftamo. “Depois dos 40”, essa frase maldita começou a me preocupar, pois há pouco tempo entrei para a era da idade “enta” (quarenta, cinquenta, etc; se me animar até o fim do post revelo minha idade).
Cena 2 – estou eu lendo a excelente revista Men’s Health (com óculos para vista cansada, fazer o que né?), quando me deparo com a seguinte frase: “A partir dos 40 anos seu corpo começa a perder massa muscular (1% a cada ano)”. Olha a frase maldita aí com roupa nova!
Cena 3 – assistindo tv, num intervalo de um programa qualquer, começa a passar uma propaganda do Boston Medical Group. A loirona da propaganda diz algo assim: “52% dos homens com mais de 40 anos sofrem de disfunção erétil”. Peraí, disfunção erétil é um eufemismo para impotência! A frase maldita atacou de novo. Mas aí já é demais né?
Não estou certo em ver essa conspiração para fazer-nos crer que depois dos 40 anos parece que você chegou ao topo da montanha russa e agora só o que te espera é uma descida rápida para a senilidade? Amigos da casa dos quarenta (e aqueles da casa dos trinta que estão na pré-sala da era "enta"), diante dessa conspiração, dessa lavagem cerebral insidiosa, dessa propaganda subliminar que estamos expostos só temos 2 opções: deixarmos passivamente sermos influenciados, ou ativamente nos rebelarmos contra isso. Como eu sou mais ativo que passivo (pelo menos tento), resolvi não me deixar levar por essa papagaida toda. Isso não quer dizer que vou agir como um “adultescente”, aquele cara que não tem mais 18 anos faz tempo, mas que se comporta como se fosse um menino (lembram do Tio Sukita?). Eu tomo simancol regularmente, podem ficar tranquilos.
Não só eu penso assim. Basta dar uma olhada por aí. Homens e mulheres com mais de quarenta se destacando em meio a tirania da juventude sarada. Exemplos? Vamos lá: no ranking dos homens mais sexy do mundo feito em 2006 pela revista People, o primeiro lugar foi pela segunda vez consecutiva para Goerge Clooney (45 anos), que igualou a marca de Brad Pitt (42 anos e meu sonho de consumo) que ficou em 15º lugar na lista de 2006 (injustiça!!!); o segundo da lista foi Patrick Dampsey (40 anos) da série “Grey’s Anatomy”; na lista também entrou o camaleônico Johnny Deep (43 anos) em 5º lugar. Entre as mulheres vou citar apenas uma, a ícone pop Madonna (48 anos). É, não se fazem mais quarentões como antigamente!

Para mim juventude é uma questão de atitude. Já vi muitos garotos de 16, 18, 20 anos terem atitude de 80 anos, com medo de inovar, de conhecer e de aprender sempre. Para o tributo que o tempo nos cobra há solução. Presbiopia/vista cansada? Óculos (com estilo por favor, nada daquelas armações cafona e nunca, nunca deixe o óculos apoiado na ponta do nariz). Forma do corpo cada vez mais semelhante a uma maçã? Excesso adiposo na barriga? Academia e suplementos. Disfunção erétil/impotência (vade reto)? Viagra. Agora para falta de atitude para com a vida, isso não tem solução. E é triste ver pessoas desistindo de viver, desistindo de sempre cultivar a juventude, não importa a idade física que se tenha. Sim, cheguei ao topo da montanha russa. Só que lá embaixo não vejo a senilidade, mas o início de um looping. Um não, vários.

E é legal quando tenho reconhecimento por essa atitude. Semanas atrás, conversando com um blogueiro pelo msn, a certa altura do papo ele me pergunta: “qual tua idade? vc tem 18 neh?”. Desnecessário dizer que do lado de cá da tela fiquei com um sorriso de orelha a orelha. “Não, tenho um pouquinho mais, 41” respondi. “Pensei q vc tivesse 18”, finalizou ele. Putz, falei minha idade! Tudo bem, não vou apagar, mas se alguém me chamar de “tiozão” vai levar porrada! Eu prefiro maninho, irmão mais velho, sabe? Mas não tão velho, ok?

Se vocês acharam que eu ia terminar esse post sem uma poesia, se enganaram. Uma poesia de Artur da Távola, que decidi colocar na íntegra e não mutilar nada. Eu sei que alguns (im)perfeitos marrentinhos vão dizer: “PPA”. Pode falar, mas se você chegou até aqui, leia a poesia. Diga para os caras que estão te chamando no MSN que você volta em 1 minuto, que está ocupado, que vai ao banheiro, sei lá. Mas leia.

Ser jovem.
Quem não gosta de permanecer jovem?

Ser jovem
é amar a vida, cantar a vida, abraçar a vida,
perdoando até as pedradas que a vida nos joga em rosto.

Ser jovem
é ter altos e baixos, entusiasmos e desalentos.
É vibrar com os momentos bons e passar por cima do que nos machuca,
com um sorriso fácil apagando os percalços.

Ser jovem é apiedar-se dos mais fracos,
não ter vergonha de fazer um sinal da cruz em público,
cantarolar uma canção em pleno ônibus.
E apreciar uma piada gostosa.

Ser jovem
é escrever diário, às vezes.
Copiar poesias de amor e remetê-las ao namorado, à namorada, com assinatura própria.

Ser jovem
é compadecer-se de quem sofre, com aquela vontade imensa de fazer o milagre da cura,
de restituir a saúde àqueles que a gente estima e ama.

Ser jovem
é beber um lindo pôr-do-sol, ar livre e noites estreladas.
Não se intrometer na vida alheia, fazer silêncios impossíveis,
ficar ao lado das crianças, gostar de leitura,
ter ódio de guerra e de ser manipulado.

Ser jovem é ter olhos molhados de esperança e adormecer com problemas,
na certeza de que a solução madrugará no dia seguinte.

Ser jovem é amar a simplicidade, o vento, o perfume das flores, o canto dos pássaros.
Ter alegria ao dramático, ao solene.
E duvidar das palavras.

Ser jovem é vibrar um gol do time,
jogar na loteria esportiva, emocionar-se com filmes de ternura e
simpatizar secretamente com alguém que a gente viu só de passagem.

Ser jovem é planejar praias no fim do ano,
sonhar com um giro pela Europa e uma esticada pela Disneylândia... algum dia.

Ser jovem é sentir-se um pouco embaraçado diante de estranhos,
não perder o hábito de encabular,
tremer diante de um exame e detestar gente gritona e resmunguenta.

Ser jovem é continuar gostando de deitar na grama, caminhar na chuva,
iniciar cursos de inglês e violão, sem jamais terminá-los.
Ser jovem é não dar bola ao que dizem e pensam da gente.
Mas irritar-se, quando distorcem nossas melhores intenções.

Ser jovem é aquele desejo de fazer parar o relógio, quando o encontro é feliz,
quando a companhia é agradável e aventura toma conta do nosso ser.

Ser jovem é caminhar firme no chão, à luz de alguma estrela distante.
Ser jovem é avançar de encontro à morte,sem medo da sepultura e do que vem depois.
Ser jovem é permanecer descobrindo, amando, servindo, sem nunca fazer distinção de pessoas.
Ser jovem é olhar a vida de frente, bem nos olhos, saudando cada novo dia, como presente de Deus.
Ser jovem é realimentar o entusiasmo, o sorriso, a esperança, a alegria, a cada amanhecer...
Ser jovem é acreditar um pouco na imortalidade, em vida.
É querer a festa, o jogo, a brincadeira, a lua, o impossível.
Ser jovem é ser bêbado de infinitos que terminam logo ali.
É só pensar na morte, de vez em quando.É não saber nada e poder tudo.
Ser jovem é gostar de dormir e crer na mudança.
É meter o dedo no bolo e lamber o glacê.
É cantar fora do tom, mastigando depressa, mas engolir devagar a fala do avô.
Ser jovem é embrulhar as fossas no celofane do não faz mal.
É crer no que não vale a pena, mas ai da vida se não fosse assim.
Ser jovem é misturar tudo isso com a idade que se tenha,trinta, quarenta, cinqüenta, sessenta, setenta ou dezenove.

É sempre abrir a porta com emoção. É abraçar esquinas, mundos, luzes, flores, livros, discos, cachorros e a menininha,com um profundo, aberto e incomensurável abraço feito de festa, dentes brancos e tímidos, todos prontos para os desencontros da vida.
Com uma profunda e permanente vontade de ser.

11 comentários:

Garoto 100 Rumo disse...

Ser jovem
é escrever diário, às vezes.
Copiar poesias de amor e remetê-las ao namorado, à namorada, com assinatura própria.


flw tudo brouw hauahau o que ja fiz isso rs entuam cara tenho um pouco de medo de chgar nessa idade e de sentit isso tmb apesar de sentir bastabte veses represao de pessoas mais velhas por eu curti tmb pessos mais velho de ser novnho tmb e fda iss cara os cara mais veklho hj em dia n qrer novnho rs apesar de paracer q pessoa smais velhas prefrem novinho e tl pelo corpo e tal mas n e bem assim o que vc acha sobre esse ponto sobre o lado de ser mais novo e preferir peooas mais velhas abraços cara t +

Oz disse...

Não vou mentir e dizer que não estou a reparar na forma como o tempo passa rápido, mas não vivo paranóico com isso. O meu corpo continua a responder aos estímulos que lhe dou e, até certo ponto, gosto mais do meu aspecto físico hoje de que quando tinha vinte e poucos anos. Já para não falar que, emocionalmente e intelectualmente, estou bem melhor.
O que não falta por ai, como tu disseste, são quarentões com tudo em cima (O Clooney festejou hoje 46 anos e é dos homens mais desejados do mundo). Por mim, os quarenta não precisam de chegar já amanhã (lol), mas também não me metem medo.
Abraço, amigo Bob!

Anônimo disse...

Oi, Bluebob.
Tudo bem?
Obrigado por linkar o meu blog aqui. Vou linkar o seu blog lá no meu também.
Olha, respondendo à sua pergunta sobre o Frank, ele não tinha dado sinal de vida até o final do mês passado. E em Janeiro eu até fiz um post lá no Gringo-lindo, colocando uma foto dele e tudo, pra ver se alguém que tivesse visto ele se manifestava. Mas ninguém disse nada.
No final do mês passado, como eu disse, alguém deletou a foto dele lá do Gringo-lindo, cortou o meu acesso ao Gringo-lindo e deltou o outro blog dele, o Aventuras de Frank!
Levando-se em conta que só eu e ele tínhamos a senha do Gringo-lindo e que eu nem tinha a senha do Aventuras de Frank, eu só posso acreditar que tenha sido ele quem fez isso, né? Só que ninguém entendeu ainda por quê ele tá fazendo isso.
Bom, era isso. Grande abraço aí pra você. A gente se fala em breve.

Latinha disse...

hauaha Que legal! Tenho que confessar que para mim você era "ainda" mais jovem do que é. Apesar de ser um detalhe insignificante, tenho certeza que o fato de você estar nos "enta" serve apenas para torná-lo ainda mais atraente e interessante.

Ser jovem é uma questão de cabeça e pela forma que você fala e escreve, tenho certeza que esse menino brincando na praia que seu perfil fala, ainda continuará por ai por muitos anos.

abração e boa semana!!!

Oz disse...

Bob, foste-me lembrar, e muito bem, que deveria desafiar outros para o jogo continuar e, é claro, que uma das vítimas és tu! Já estás desafiado no meu blogue. Toca a responder.
Abraço.

Lord Fabricio disse...

Estou encantado com o seu post de hj(ontem na verdade ^^*), mas confesso nunk ter parado pra pensar dessa forma, afinal ser jovem é tbm não se preocupar mto com o amanhã!!! Só que eu acho mto triste constatar que as pessoas em geral acreditam que a "velhice" é algo negativo... Eu já penso o contrário: Ter o privilégio de envelhecer feliz é algo reservado apenas para os corajosos
que não temem o amanhã (e cá entre nós: não temer o amanhã é algo que só NÓS jovens podemos sentir)... Acho que você entendeu meu ponto de vista né??? Mil beijocas...

Marcelo B. disse...

ola como vai? Lindo o posto, tenho que revelar que sou solidário a vc, sei como é que é esse lance parece que a idade só te trás desgraça, mas não é bem assim ne, minha postagem de hj falo sobre isso, que coincidência hein, abção ate mais

Blog Jotha Design disse...

Que issooooo!!!
Cara, tu mandou muito bem Blue, penso da mesma forma, apesar de ter menos de 23, rs. Sei disso, porque meu namorado passou dos 41, e se sente bem, se cuida, e não se faz de adultescente como você diz. parabéns pelo post, e viva bem meu brother, ou irmão mais novo, hehe.

abração

FOXX disse...

hummmm
pq vc tá tão preocupado com isso?!?
como se precisasse?
vc é o máximo!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eu já disse pra ti que pra mim vc tem 18 anos e ponto final, foi assim desde quando conheci seu blog (y)