quinta-feira, 24 de maio de 2007

Amizade


Vínicius de Moraes escreveu certa vez: “E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...”. O poetinha foi certeiro nas palavras. O que seria de nós sem os amigos? Muitos confundem amigo com colega. Chamam de amigo a pessoa que conheceu a poucas horas. Mas amizade subentende passar tempo juntos, ter coisas em comum, conversar, rir junto, chorar junto, fazer confidências, ouvir confidências. Amigos são aqueles que tem acesso exclusivo ao nosso interior. Aqueles que sabem só nos olhando ou conversando um pouco, como estamos por dentro. Amigos são, parafraseando palavras do poetinha, “indispensáveis ao nosso equilíbrio vital, porque fazem parte do mundo que nós, trêmulamente construímos, e se tornaram alicerces de nossa vida. Se um deles morrer, ficaremos tortos para um lado. Se todos eles morrerem, desabamos!” E a idade ou a diferença de idade não é um dos pré-requisitos para se fazer amizade.
Amigos são o nosso espelho crítico. É difícil aceitar críticas de parentes, do chefe, do professor ou de colegas. Mas quando um amigo nos diz verdades a nosso respeito costumamos aceitar com mais facilidade. Estou escrevendo tudo isso porque passei por isso nesta semana. Estava trilhando um caminho que só Deus sabe onde iria acabar. Estava agindo por puro instinto sexual, alimentado pela frustração de uma rejeição e por uma necessidade de auto-afirmação. Por conta disso acabei me inscrevendo nesses sites de relacionamento, onde você coloca seu perfil e fotos e sai a caça de homem para sexo e eventualmente uma amizade. Aprendi na prática a regra do jogo. Você conheceu anteontem um cara. Teclou alguns minutos ontem. Hoje se encontrou com ele. Amanhã você não o vê mais on line. Depois de amanhã descobre que seu MSN foi bloqueado por ele. Sexo por sexo. Simples assim, sem envolvimento algum. Não que nesses sites você não encontre pessoas sinceras, querendo um relacionamento de amizade. Encontra. Mas é a exceção, a regra é o relacionamento carnal, sexual. Então, comecei a jogar de acordo com as regras do jogo. Até que um amigo me nocauteou: “Você não é assim. Quando te conheci vc não era assim. Isso é perigoso. Não concordo com essa sua atitude”. Me conectei a realidade novamente. Não sou mesmo assim. Quero a cumplicidade de uma amizade, que pode ter nuances e ser colorida, quente e arrebatadora. Mas que também pode transcender o carnal e ser etérea. A amizade assume várias formas e pode ser rotulada de várias maneiras. Mas em todas existe o relacionamento e a cumplicidade. É isso que procuro. Mas não era isso que estava fazendo. Estava agindo como um predador, procurando por um pedaço de carne para devorar rapidamente. Precisei corrigir meu caminho. Ter mais paciência para pelo menos saber com quem estou me relacionando. Tudo isso desencadeado pelos comentários de um amigo.
Amigo, você é o cara. O Cara Imperfeito.

26 comentários:

Anônimo disse...

ei cara...
bela postagem...
mas e assim na net...
a maioria so querem sexo...
se cuida cara...
beijo do principe.

Cara Imperfeito disse...

Que lindooooo!
Agora entendi porque eu deveria ser o primeiro a ler.
Bob, como eu disse e vc transcreveu, te conheço antes de vc ter este espaço. Conheço duas dúvidas, um pouco de sua história, intimidades e não posso desejar-lhe coisa diferente do que quero para mim.
Cada um segue um caminho, acredita em algo, faz o que quer. Não posso julgar, não tenho esse direito. Pensei bastante nas coisas que te falei e achei que talvez fosse bom vc quebrar a cara, feito uma criança que só aprende depois que machuca. Mas tive medo da ferida ser grande e vc não suportar. Não quis interferir nas suas escolhas, apenas mostrar que o destino pode ser o mesmo, mas trilhando um caminho diferente.
Sinceramente, eu gosto de vc. A diferença de idade não é nenhum obstáculo, a sua cabeça é jovem. Conversamos de tanta coisa, damos espaço para confidências e até coisinhas na cam! Huihauiahuihaui!
Bem, valeu pelo post, não sei se foi especialmente para mim ou para todos os seus novos amigos virtuais. Não importa, me senti inserido.
Boa sorte na sua estrada e que o destino seja a FELICIDADE.

Abraçãozãozão!

Oz disse...

Há verdades que só admitimos aos amigos, pelo menos, aos sinceros. Pelo que já conheço de ti, muito honestamente também não conseguiria imaginar-te a ser feliz desse modo. Se puderes, e porque vem um pouco propósito, experimenta ver o filme Shortbus (vou falar dele no meu post desta sexta).
Abração.

FOXX disse...

uau
q lindo!


ele realmente é O Cara!!

Newton Paiv disse...

Fala brow...

To de volta... Adorei teu blogg kra, como sempre ele tah otimo, adoro tua escrita...

Dah um pilo lah depois blz ?

Abraço.

Mindu disse...

Olá meu amigo.. Tb tou de blog, não resisti! aheuaheuahe

Passa lá!

Abração

Hieros Vasconcelos disse...

Ahn?
vc ainda não tinha descoberto essa realidade infame?
pois é meu querido. é assim, nada mais que isso.

Garoto Anacrônico disse...

Nossa... Que post perfeito! *.*

Viagei nas minhas atitudes, lendo sobre as tuas. Agora eu entendo por que o FOXX disse que você anda pisando em ovos, mas sabe quando precisa mergulhar de cabeça! ^^'

Eu quero amigos. Cúmplices. Mesmo que eles venham me dizer que eu não posso mais cometer crimes!

Se não for tarde de mais, meu msn é jesiel@rg.com.br!

Abraço! ^^'

F disse...

que fofo :) melhor coisa que tem e ter amigos que estao presente nas horas que agente se sente mais perdidos.. abraco cara

Anônimo disse...

Nossa! Você disse muitas verdades aí sobre a amizade. Principalmente sobre a amizade ser mais importante do que os outros tipos de relacionamento.
Também não acho que a diferença de idade não permita que haja uma amizade. Tem até uma outra situação parecida com essa que impede: é quando o ´´amigo`` tem filhos da mesma idade (ou quase da mesma idade) que você. Aí fica meio complicado que ele veja você como amigo, né? Porque aí ele começa a identificar você ao filho dele, começa a cobrar coisas de você que só poderia cobrar do filho dele e tal. Mas tirando isso, dá mesmo pra ser amigo sem problemas de uma pessoa mais velha ou mais jovem do que você. Com certeza!
Bom, abração!

Segredo disse...

OI Blue!!!

NOssa, os amigos verddeiros são assim, nos dizem a verdade e nos fazem ver melhor os caminhos... que bom que teve um amigo que te mostrasse quem vc é de verdade... As vezes nos perdemos nas nossas dúvidas e sentimentos e um amigo que está conectado em nosso coração sente isso e nos traz a verdade...
Se cuida!!!
Aabração

Latinha disse...

Oi BB,

Então, tem duas frases que resumem tudo o que penso sobre os meus amigos.

Que amigos são anjos que vieram a terra e perderam suas asas (as palavras exatas eu não me lembro).

e outra e que diz

Que amigo é aquela pessoa que sabe tudo sobre você e ainda assim, escolhe ficar do teu lado.

Abraço para você! boa semana!!!

Marcelo B. disse...

ola como vai? Costumo dizer que na vida ha certas pessoas que são da familia sem ser, há certos encontros marcados, há certos amores não realizados, que se tranformam em amizaes eternas, acho que poucos conseguem isso, então conserve a sua ok, abção ate mais

Ricardo Mantler disse...

Ei...

deixa eu te contar uma: Vinícius detestava ser chamado de poetinha. Na verdade ele sentia-se insultado quando o faziam. Isto porque durante muitos anos sua obra foi considerada poesia de segunda.

Vinícius é um poetão!

bjus

Oceanmar disse...

Cara...muito legal seu post...descobrir o sentimento do que é ser e ter amigo, é descobrir como a vida é naturamente cheia de enregia, basta descobrir onde está...conte sempre com os amigos..bj e se cuida....ah....com tanto desafios e conquistas naquele texto só podia ser ariano..março

Di disse...

Olá Blue,
Concordo com vc q ter amizade depois do sexo é perfeitamente possível e natural. Conheço um monte de gente assim, mas claro tem aqueles q preferem sexo/sexo e nada mais.
O cavanhaque não voltou não, nem vai. Agoro todos dizem que ficou melhor assim, rejuvenescido...então adeus cavanhaque.
beijão cara.
Inté

AVENTURA disse...

Excelente teu texto!

Tem horas que o Imperfeito me supreende com suas colocações.

Eu sempre tenho para mim que devemos tentar os meios para conseguir alguém que possa trazer a "amizade colorida" que queremos. Pode ser o bate papo, a balada g, o point de encontro, os sites de relacionamento,, etc... Desta forma teremos a visão de qual caminho segui ou, no minimo, qual o menos pior.

Eu tb tive experiências nesse sentindo, de sites de relacionamento. Assim como vc eu vi que não era o caminho que eu deveria segui, só alargaria meu vazio.

Antes de saires procurando alguém em qualquer caminho que seja, defina a si próprio quem voce quer. Tenha isso bem claro na ta cabeça, a partir dai qualquer meio serve, pois o seu filtro será automatico.

Segue em frete, o partida apenas começou e os gols ainda serão feitos por vc.

Moura ao Luar disse...

É óptimo ter amigos assim, que não têm medo de nos dizer a verdade :-) um beijo

Ainda mais por dentro...(rick) disse...

pela primeira vez aki,
adorei seu post!

Râzi disse...

Hauauahauhauhau!
Mantler e seus comentários!

Bom, meu querido, concordo com vc.
Amizade são necessárias... mas infelizmente, raras!

Pelo menos a verdadeiras!

E quanto ao Cara...realmente, ele é o cara...tá certo que é uma passiva enrustida, mas é O CARA!!!
AHauhauahuahauhauahuahauhauha!

Sim, essa foi pra pegar no pé dele sim!

Adoro o menino!

Beijão!

Garoto 100 Rumo disse...

n tem nem comentario lindo mesmo hauahau

O Rei do Drama disse...

mas que besteira quem acha que nossos amigos tem que ser perfeitos, ne?
Eu gosto dos imperfeitos, que sao muito parecidos comigo
bjao

Mindu disse...

Bob,

Te conheço há pouco tempo, mas vc é um dos que curto muito conversar. Um cara que parece ser esforçado, que tenho certeza absoluta que chegará onde quer... Só ter calma e juizo..rs

Abraços

Anônimo disse...

Muito legal seu Blog...entra no meu tb depois
http://somaisumcara.blogspot.com/

Abração

Anônimo disse...

Eu dou o maior valor para essa palavra, não é sempre que alguém me ouve falar disso para outra pessoa. Amigo é coisa sagrada.

Anônimo disse...

O que seria da vida sema amizade, eu dou a maior força bob pra tu achar o que busca, torço muito, muito mesmo :D

grande abraço =]