sábado, 12 de maio de 2007

Natural?

Aproveitando o embalo da visita do papa Bento XVI ao Brasil e todo o alvoroço na mídia que vêm causando, resolvi comentar um assunto que durante boa parte de minha vida causou muito sofrimento.

É sabido por todos a posição que o papa defende com relação a homossexuais. Estão sendo feitas várias manifestações em várias partes sobre essa posição defendida pelo papa. Mas essa não é uma posição exclusiva da Igreja Católica. Quase todas, senão todas as religiões defendem o mesmo ensino (me corrijam se estiver errado) - que a homossexualidade é um pecado sério, que não se deve aprovar e sim condenar a união entre pessoas do mesmo sexo, que isso é algo que vai contra a natureza. Desde pequeno ouço isso, pois fui criado em uma religião que defende essas idéias. Vocês podem então imaginar o quanto eu sofri ouvindo quase que diariamente isso e tendo dentro de mim justamente o que era “errado”. Eu vivia um conflito interno, implorando ajuda. Isso com certeza alimentou minha introversão e baixa estima. Freud disse certa vez: “a voz da razão é baixa, mas persistente”. Alguma coisa não me convencia nessa história e recentemente descobri o que me incomodava.

Como disse, o principal argumento usado pelas religiões contra a homossexualidade é que ela não é natural, o homem não foi criado para ter relação sexual com outro homem. O pênis foi criado para se encaixar naturalmente na vagina no ato sexual. Se ele é usado para fins sexuais em outros lugares é desnatural, dizem as religiões. Vendo por esse lado parece haver lógica. Sexo oral então, também seria desnatural já que conforme o dicionário Aurélio, a boca é definida como a “entrada do tubo digestivo, pela qual os homens e outros animais ingerem os alimentos”. O uso natural da boca seria esse.Não foi feita então para o sexo oral. Mas um momento. Se usarmos esse critério, o beijo seria desnatural também, já que você estaria usando a boca para algo que não foi projetada. Até mesmo beijar e sugar os seios de uma mulher seria desnatural também (o uso natural dos seios seriam a amamentação). E é interessante que a própria bíblia aprova o beijo na boca e o uso sexual dos seios, atos esses que seriam desnaturais se seguirmos esse raciocinio (se quiserem comprovar: Provérbio 5, 19; Cântico dos Cânticos 1, 2).

A questão seria então, não o que é ou não natural, mas o que é ou não aceito como natural. Se para um grupo, determinado comportamento é aceito como comum, para esse grupo ele é natural. Veja o caso dos gregos que aceitavam o sexo entre homens, por exemplo. E cada vez mais hoje existem pessoas que vêem o comportamento gay como normal (nós por exemplo). Tudo bem que muita água precisa rolar embaixo dessa ponte ainda. Mas a água já está fluindo. Há um tempo atrás era completamente fora dos padrões morais um casal viver junto sem estar casado. Mas isso já é aceito como normal por muitos. Então é uma questão de tempo para que o sexo entre homens também seja visto como normal e consequentemente natural. Estou surtando muito? Talvez. Prefiro pensar assim agora. Mas que isso já preocupa e muito o papa, isso preocupa. É cardeal Ratzinger, a revolução já começou. Ou seria evolução?

Como uma homenagem a visita de Bento XVI, finalizo com um belo clip da banda islandesa Sigur Ros:



22 comentários:

FOXX disse...

bem...
duas coisas...


como historiador, eu sei que o que é natural dependendo do tempo pode variar mto... o que era natural na grécia antiga, em roma, na idade média, na modernidade e hoje são coisas bem diferentes...

minha barba coçando me faz lembrar q na russia até o século xx naum era natural tirar a barba...


segunda coisa...
q video hein?

Oz disse...

Como disse o Foxx, o que é ou não considerado natural tem variado muito com o tempo e de sociedade para sociedade - recorda-te que mesmo na caso da Grécia, a homossexualidade era aceite segundo certos princípios que excluíam a demonstração de amor (era vista mais como um escape físico do que outra coisa). A Igreja tem os seus dogmas e tem demonstrado alguma dificuldade em adaptar-se às novas realidades - veja-se a posição do uso do preservativo que é difícil de suster face ao avanço brutal da Sida (Aids) -, mas há certas alterações que são inevitáveis. Não sei se a homossexualidade vai ser algum dia encarada como natural, mas tenho a certeza de que é, cada vez mais, aceite como uma coisa natural por um número cada vez maior de pessoas.
Abraço.

Anônimo disse...

oie amigo blz?

bom estava meio afastado mesmo hehehe, putz sera que eu entendi direito, eu tenho que mudar suas respostas? e tem problema se eu demorar pra responder ou tem que ser de imediato?

vo esperar suas respostas ok, agora vou ler seus posts :D

abraços

Anônimo disse...

a respeito desse post:


mew, certa vez numa discussão de orkut tinha uns garotos dizendo que homossexualismo era errado pq Deus fez o homem e a mulher para procriarem e povoar o mundo, então no caso um homem estéril e uma mulher estériel seriam pecadores, pois eles não podem ter filhos, sabe existem certas coisas que não da pra entender, cara todod ser humano precisa ser amado, não me admira que a cada dia a igreja católica perde seus fiéis, eu fui um deles...

Sei que Deus me ama como ele me criou.. hj em dia evito discussões religiosas, afinal a voaz da razão é fraca mas persistente...

Anônimo disse...

Oi! Sempre assusto as pessoas quando digo que tudo se resume a convenções. O "homem" teve que impor comportamentos para sobreviver desde que surgiu. O problema é que a grande maioria não usa o livre arbítrio para decidir o que é certo e o que é errado, preferindo usar a opinião de terceiros. Entre meus amigos sempre defendo que hetero ou homo cada um tem que procurar ser feliz. Acho mesmo que todo ser humano foi criado para ser feliz, para aprender que tudo na vida (acontecimentos bons ou ruins) nos leva a sermos melhor. Não concordo com idéias que excluam ou marginalizem quem quer que seja.
Beijos!!!!

Luiz Pep disse...

Como eu já disse em vários blogs, ficar "ligando" para interpretações bíblicas feitas pelas autoridades religiosas, cada uma a seu modo, não deve ser no foco principal, o que devemos lutar é que a igreja se afaste totalmente da política, temos que lutar pelo nossos direitos perante as leis, não tentarmos ser aceitos por determinda religião.

Cara Imperfeito disse...

Eu tenho fé que um dia será normal, mas num mundo não tão próximo, nem deveremos estar mais presentes na Terra nos nossos corpos atuais.
É a ordem natural da vida, a evolução!
Sei lá...
Rs.

Anônimo disse...

pergunto-me se será fora do normal vir aqui uma mulher comentar :) posso? tenho andado a ler alguns posts aqui e alguns comentários. Não posso deixar de sorrir perante o que aqui leio,por uma simples razão de que me apercebo que há pessoas que não estão sós neste mundo.Não sou homosexual ou´lésbica melhor dizendo, logo não me debato com essa luta interior de que muitos falam. Mas vivo-a. Vivo-a porque sou rodeada de pessoas que adoro e que sofrem interiormente por se acharem portadoras de um mal que não é mais do que uma condição que nasceu com eles. A religião de certo modo tornou-se patológica sobretudo quando mal entendida. E creio que é esse o caso: um mau entendido.No novo testamento, à excepção de uma citação de Paulo de Tarso (que até nem se refere à homosexualidade mas que foi apontada nesse sentido) não vejo nenhuma referência ao pecado da homosexualidade. Os homosexuais podem perfeitamente praticar a religião católica, e a Biblia nunca împôs condições sobre a ética dos cristãos, nem sequer elabora principios de conduta moral e social ou a distinguir o bem do mal. Apenas a fé conta e essa fé, que apenas Deus conhece deverá ser suficiente para resolver os dilemas interiores com que se debatem os homossexuais. O espirito do amor de Deus é igual para todos e o Papa Ratzinger parece esquecer-se que deve pedir aos seus fieis ou supostos fieis que vejam no seu proprio interior quem de facto tem espírito são.. não basta rezar e ir à missa..

Pelo desculpa se fui inconveniente, mas há temas em que realmente não resisto a comentar.

Anônimo disse...

ei cara...
boa essa sua postagem..
muito interressante cara.
beijão

Segredo disse...

muito bom, cara!!!

Não sei se estou falando uma besteira, mas acho que o objetivo principal da Igreja é a procriação dos seus fiéis!! A homossexualidade não gera descendentes, por tanto são menos dizimos a serem recebidos hehehehe
Mas apesar de tudo acredito que será considerado normal mesmo, mas infelizmente acho que isso acontecerá a longo prazo e não vamos viver essa realidade...
Enquanto isso vamos vivendo e tentando ser felizes

bjo

Anônimo disse...

Olha, só tenho que discordar de você radicalmente num ponto: a maioria das religiões NÃO SÃO contra os homossexuais nem contra a homossexualidade. As religiões que se manifestam contra isso são as religiões judaico-cristãs, ou seja, o Judaísmo, o Cristianismo e (principalmente) o Islamismo.
Nas outras religiões, geralmente a homossexualidade é aceita ou simplesmente não é mencionada. Lá no meu blog eu já falei sobre 5 religiões nas quais os gays são aceitos numa boa: o Budismo, o Candomblé, o Hinduísmo, a Wicca e o Xintoísmo.
Nas religiões que eu falei que existe uma manifestação contra os gays, o que a gente vê é um preconceito mais ou menos moderado no Judaísmo. No cristianismo, já depende muito da igreja, porque algumas (poucas) até aceitam os gays numa boa... Mas nem preciso dizer que esse não é o caso da Igreja Católica, né?
Mas a única religião que eu vejo que é radicalmente contra os gays, a ferro e fogo, é o Islamismo. Mas aí também tem uma vantagem: os muçulmanos punem desumanamente os gays que são muçulmanos. Os gays de outras religiões, ou qu não têm religião, não interessam muito a eles. Então, se um muçulmano é gay, o jeito é se converter a outra religião, né?
Bom, eu sei que eu fiz um discurso aqui...rs Desculpe! Mas é que foi surgindo assunto sem querer.
Grande abraço! Tudo de bom!

Latinha disse...

Caraca!!! Adorei teu post, e pelo que li nos comentários não fui o único. Vou ter que voltar depois para ler com calma e pensar em um comentário.

Passei para desejar uma boa semana e falar que foi legal perceber que temos "algum em comum" ehehe. Engraçado que eu não tinha visto suas respostas ainda... Muito bom.

Grande abraco! Amigo!

Garoto Anacrônico disse...

Idéias perfeitas. Eu não havia visto nenhuma argumentação melhor para o fato tal debate!

Hoje mesmo eu me referi, de mesma forma, à revolução, como evolução, e acho uma tremenda coincidência.

Eu também fui criado numa casa cristã, e também ouvi quase diariamente o que me tornava um pecador, e me flagelei por anos antes de perceber que quem estava errada era a maioria.

Uma boa pergunta é: que moral a igreja católica tem para falar de homossexualidade se um dos maiores índices de casos descobertos é no 'clero'?

Há muita coisa a se pensar, mas de uma coisa eu tenho certeza: se Deus realmente existir, ele não criou ninguém com instintos contrários à sua própria vontade. Ele deve ser feito de amor, não?

Marcelo B. disse...

ola como vai? Engraçado como estamos em sintonia, postei tbem um comentário sobre a visita do Papa e faço um analise próxima a sua, vou lá na infância resgatar certas lembranças encobridoras que me fizeram refletir muito e até sofrer, mas hj já passou...abção ate mais

Anônimo disse...

É UMA QUESTÃO DE TEMPO ...

O QUE HOJE É CONSIDERADO ANORMAL

E PROFANO ...

AMANHÃ SERÁ CONSIDERADO ... NATURAL

CLARO QUE A VAO APARECER OUTROS

COISAS P/ SEREM TAXADAS DE ANORMAL ...

BEIJOS

ADOREI O POST

HAIRYBEARS
http://hairybears.blogspot.com/

F disse...

Eu concordo com o 'hairybears' o que hoje e diferente no futuro vai ser comum, como as tatuagens, nao que ja sejam 100% comum mas estafo ficando.. tudo e questao de tempo, TEMPO. E te ter la na chaveerrada com frequencia vai ser facil de aguentar, ou melhor, vai ser um prazer.. Abraco brother

hotspot_fortaleza disse...

ADOREI A IMAGEM ... ADORO ESSAS FOTOS ARTISTICAS ... BEIJOS ...

HOTSPOT FORTALEZA
http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

Il Bastardo disse...

Acho que é a primeira vez que passo por aqui...
Muito legal seu post, passei por algo similar estudei em colégio religioso na infância, mas nunca dei muito credito ao que aos padres e orientadores diziam. Não sofri quando descobri que curtia garotos sempre foi muito natural e comigo aconteceu com uma pessoa muito especial, quanto a papa, bom ele não é a igreja e com certeza as pessoas estão aceitando mais, mesmo porque ninguém hoje em dia consegue seguir a cartilha que eles pregam homossexual ou não.

Anônimo disse...

TODA ESSA PREOCUPAÇÃO DE SER NATURAL OU NÃO DESAPARECEU DA MINHA CABEÇA NO DIA QUE DESCOBRI QUE A HOMOSSEXUALIDADE TAMBÉM EXISTE ENTRE OS ANIMAIS. QUANDO DESCOBRI QUE HAVIA TOUROS, PÁSSAROS, LEÕES, CACHORROS, MACACOS E UMA INFINIDADE DE ESPÉCIES COM A PRESENÇA DO SEXO HOMOSSEXUAL. PODE HAVER ALGO MAIS NATURAL E INSTINTIVO DO QUE O MUNDO ANIMAL? SE ¨DEUS¨ CRIOU O HOMEM E OS ANIMAIS, E OS MESMOS PRATICAM O SEXO GAY, DEVE SER COM ¨AUTORIZAÇÃO¨ DElE, NÃO?.

Poison disse...

Ihhhhh...
Entendo o que queres dizer, mas eu faz tempo que deixei de me preocupar com todos esses dogmas e essas doutrinas que tentam nos empurrar goela abaixo ao longo da vida... (tem coisa bem melhor pra enfiar "goela abaixo"... hehe)!!!
Espiritualidade, religião, fé e devoção são coisas que não se protocolam, apenas se sente! Não acredito em religiões que cobram, penalizam e colocam seus fiés contra parede. Liberdade e respeito para todos. Para o Papa e para nós! Abraços!!!!

AVENTURA disse...

Seu texto é brilhante cara. Eu nem quero relembrar as várias crises que tiver em ser gay e conflitar com a religião da minha criação.

Agora ja vejos as coisas por muitos outros angulos, o que esa conflito , agora tem uma explicação, é normal e pronto.

Um forte abraço e segue nesse caminho de auto-relexão e conhecimento cara, tenho para mim que só teras a colher.

Anônimo disse...

nossa, esse vídeo me tocou tanto! lindo demais. abração rapaz...