sábado, 2 de junho de 2007

( . . . )


Achou estranho o título deste post? Ele descreve bem meus últimos dias: falta de inspiração, falta de motivação, um vazio interno. A vida é cíclica e vejo que estou novamente em uma fase introspectiva. Pensando na minha vida. Não com arrependimento pelos passos que dei. Mas olhando para o futuro, tentanto ver algo que não consigo discernir. Talvez algumas coisas tenham colaborado para estar assim. Primeiro, a tempestade que minha intuição previu se abater sobre mim, não veio (se é que existiu). Fiquei sentado no chão, olhando para o horizonte, vendo as nuvens se formarem. Deitei na terra, sentindo com minhas mãos e pés a matéria de onde viemos, nossa essência. Braços abertos, receptivos ao que viesse, fossem raios ou granizo. Fechei os olhos, sentindo o vento trazendo mudança. Senti os pingos em meu rosto, em minhas mãos, em meu corpo. Era a chuva e não a tempestade. As gotas da chuva atiçaram meus sentidos, lavaram minha alma. Mas, trouxeram lembranças de um passado recente quando vivia recluso. Isso trouxe o vazio. Consegui fazer parte do que tinha rascunhado fazer. Numa comparação, pretendia voltar 100m, mas voltei 50m. Tudo bem, voltei menos do que pretendia, mas voltei. Dei início ao processo de retorno.

Também fiquei um pouco cansado de viver com máscara, escondendo minha verdadeira face daqueles que acham que me conhecem. “Oras, tire a máscara então! Não seja covarde, assuma o que realmente é!” Seria tão bom se fosse tão fácil assim. Mas, é possível isso? Viver sem máscara? Sem nenhuma máscara social? Não seria isso uma utopia? Vamos a uma situação. Você está almoçando na casa de sua mãe (comida de mãe sempre é bom). Mas ela exagerou o sal no feijão. E diz: “Ai filho, acho que salguei o feijão”. Você então coloca a máscara de filho compreensivo e diz: “Que isso mãe, está uma delicia!”. Outra situação. Você marca de sair com a pessoa amada. Sai de casa para encontrá-la quando o celular toca. “Não vai dar certo, aconteceu um imprevisto”. Decepcionante não? Mas você coloca a máscara de homem apaixonado e diz: “Tudo bem amor, a gente sai outro dia”. E existem muitas outras situações assim. Nossa vida é viver com máscaras sociais, maiores ou menores. Queremos ser aceitos por outros e para que isso aconteça escondemos o que não gostamos em nós. Por isso vivemos encenando papéis: o filho compreensivo, o homem apaixonado, o amigo fiel, o funcionário dedicado, o vizinho camarada, o homem hétero. “Eu não sou assim, o que tem que falar eu falo, o que tem que mostrar eu mostro”. Então meu brother, você é uma raríssima exceção. E pode ter certeza que os que convivem com você, necessitam de muitas máscaras para conviver pacificamente contigo. Você é como o personagem de ficção Salgado, o Super Sincero, que Luiz Fernando Guimarães encena aos domingos no Fantástico. Que cara mala! Sem alças, sem rodinha, grande e pesada!
As máscaras são necessárias então, nesse teatro que é a nossa vida. Mas algumas vezes são pesadas demais! Que outra solução há? Aceito sugestões. É meus brothers, essa nossa vida é phoda (com ph mesmo!).

Para terminar, olha como a vida é engraçada. Estava me sentindo como descrevi no primeiro parágrafo deste post quando me reencontrei com uma música que havia conhecido um tempo átras no blog de um brother. A música “Chasing Cars” do Snow Patrol. Pois não é que o clip dela é exatamente como estava me sentindo. Se quiser comprovar ele está aí embaixo.

“If I lay here
If I just lay here
Would you lay with me and just forget the world?”



15 comentários:

Anônimo disse...

hahahaha... pode usar, mas nem é minha! hahahaha. viu o clip do sigur rós que pus aí do lado do meu blog? abração. ;)

Anônimo disse...

hahahaha... pode usar, mas nem é minha! hahahaha. viu o clip do sigur rós que pus aí do lado do meu blog? abração. ;)

Anônimo disse...

Olha, definitivamente, não é possível viver sem máscaras. Já pensou se a gente saísse por aí dizendo tudo o que pensa pra qualquer pessoa que fosse? Em menos de 24 horas a gente seria preso, internado num hospício ou alguma coisa assim, né?
Na verdade, viver é uma eterna encenação. Como disse o William Shakespeare no século XVI:

´´O Mundo inteiro é um palco. E as pessoas, meros atores.``

Mas, se a gente parar pra pensar, as pessoas, às vezes, usam máscaras que não precisam usar. Tem aquele tipo de pessoa que morre de medo do irmão do porteiro do prédio descobrir que ela é homossexual, ou morre de medo da tia Fulana (que ela não vê há 10 anos) descobrir que o quarto dela tá desarrumado, ou morre de medo do pai dela (com quem ela nem mora mais) descobrir que ela comprou uma roupa muito diferente... Talvez pareça até bobo dar esses exemplos aqui, mas eu já vi pessoas com esses medos e usando máscaras pra se disfarçar nessas situações!
Mas o que eu tô querendo dizer é que, é claro que não tem como a gente dizer tudo o que pensa nem tudo o que sente. Só que a gente também não pode se prender a muitos detalhes na hora de ´escolher` as máscaras que vai usar. Se não, a vida vai virar uma loucura generalizada, né?

Cara Imperfeito disse...

E aí Bob,
Ainda instrospectivo? Isso é fase, e passa!
Concordo com vc, vivemos com máscaras todos os dias, a grande maioria esmagadora age assim. Ainda é preciso, é uma maneira de tentar não sofrer, embora o sofrimento não deixe de existir, apenas machuca em outro lugar...
Desejo melhoras!

Abraço.

Il Bastardo disse...

e ae sr. Mascarado...
Será que não somos nós que complicamos tanto as coisas em vez de divagar pelas inumera possibilidade...
E se simplesmente existissemos da maneira que temos vontade, será extinto de auto preservação, mas nos preservamos do que quando estamos nos magoando e matando internamente a cada dia.
Adicionei seu blogger...

Luiz Pep disse...

Oi! Como está!!?? Vamos aos coments:
INTUIÇÃO – Cara, eu tenho essas coisas desde criança, não tenho opinião formada a respeito, mas já “previ” muitos acontecimentos, talvez eu escreva um posto sobre isso, já que vou viajar de avião pela 1ª vez, sempre evitei por medo, mas dessa vez não tenho como não ir :(
AMIZADE e (...) – amizade é algo difícil, tipo aquela que vc acha que seu amigo é um irmão que vc não teve, vc está vendo as minhas tentativas de desviar de galinhas da net, procurando um novo amor dentro e fora do mundo virtual, o meu blog foi criado após eu ser traído e deixado, nele está luta pela felicidade, parte dela em minha concepção é estar com alguém, cuidar e ser cuidado, eu ainda não entrei na dança, não virei uma fera atrás de carne, pretendo não fazer isso, pretendo continuar a ser quem eu sou, se por um acaso me desviar, que meus amigos me dêem um toque, me puxem, falar sobre a net já falo um pouco no meu blog, ainda acredito no amor, se eu estou na net querendo uma coisa boa, existe pelo menos mais uns 10 iguais a mim...

Oz disse...

Boa música para acompanhar o teu post! Já a coloquei também no meu blogue em tempos.
No resto, acho que, como quase sempre na vida, no meio está a virtude. Nem máscaras a mais, o que faria de nós seres dissimulados e hipócritas, nem a menos, o que faria de nós seres implacáveis.
Tenho, confesso abertamente, uma certa resistência àquelas pessoas que se dizem verdadeiras acima do bem e do mal. Na maior parte das vezes, nem se dão em conta que, em nome de uma verdade que, não raras vezes, é só a deles, ofendem e magoam desnecessariamente quem está à sua volta.
Não confundo sinceridade com inconsequência.
Abraço.

Anônimo disse...

No teatro da Grécia antiga os atores utilizavam máscaras para encenar os personagens. Essas máscaras, exprimeiam sensações, estados de humor e se chamavam persona, é dái que vem a palavra personalidade. O que somos nós além do que personagens de nós mesmo? Personagens que vamos criando durante a vida de acordo com as informações que nos passam. Não se engange. Cada pessoa é um espelho onde a gente pode se enxergar, "não nos conhecemos a não ser pelos outros, não nos encontramos a não ser nos outros"; com isso, todo o problema de viver em comunidade se resume a saber onde termina vc e onde começa o outro e respeitar isso. Onde isso é uma máscara e onde isso é uma preucupação sincera com o bem estar do outro? Pequenas mentiras serão necessárias para um bem maior.

Termino completando a citação de Shakespeare feita pelo carioca:

"O mundo é um palco. E homens e mulheres, não mais que meros atores, entram e saem de cena. E durante a sua vida inteira não fazem mais do qeu representar alguns poucos papéis."

Abraços!

Râzi disse...

Bom, tem uma coisa... tem máscaras que são verdadeiras, como a do bom filho! Já fiz isso que vc falou, de elogiar, quando estava sem sal, mas era sincero. Digo, o sentimento que movia aquela máscara. Agora a de hétero, não é.

Existe diferenças sutis entre elas.
As falsas, vc não precisa pra viver, elas apenas facilitam a vida.
As verdadeiras são vc!

Bom, espero que esteja melhor agora!

E, meu fofo,eu tenho seu MSN?????

Beijão!

Marcelo B. disse...

ola como vai? Adorei a foto, acho esse lance das máscaras fundamental para se viver em sociedade, no fundo ninguém é o que se parece, todos usamos máscaras para sermos socialmente aceitos, Machado de Assis escreveu muito bem sobre isso, agora, não se grile não a vida e muito curta para a gente se encucar tanto ok...abção forte, ate mais

Moura ao Luar disse...

Ah pois, imagina no local de trabalho dizer tudo o que me passa pela cabeça...

Anônimo disse...

nossa.
legal o poster...
abração cara

hotspot_fortaleza disse...

(O_O)

OLA AMIGO,

ÓTIMO POST

GRANDE ABRAÇO.

HOTSPOT FORTALEZA
http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

FOXX disse...

disse absolutamente tudo!

Anônimo disse...

eu não fui para consultar...
fui por curiosidade mesmo...
e não me refiro a minha homossexualidade como problema...
eu não disse isso...
eu to com outros problemas...
e não a minha homosseualidade...
abração cara