sexta-feira, 20 de abril de 2007

Contemplação


Brothers, quero agradecer pelas palavras de apoio no meu último post. Nesses últimos dias tenho passado por um momento diferente de minha vida. Passada a euforia da descoberta (ou talvez redescoberta), de ter experimentado novas sensações (e eu quero mais, meu anjo!) eu entro algumas vezes num estado de contemplação. Fico meditando na minha vida, olho para trás e tento enxergar à frente. E invariavelmente acabo ficando numa melancolia de dar gosto, literalmente chorando sozinho pelos cantos da casa. Não é que estou arrependido pelo que estou fazendo. Não é isso. Tenho arrependimento sim - de não ter tido a coragem de agir como estou agindo agora. Mas é um sentimento de impotência diante da situação. Sempre fui imediatista, quero as coisas para anteontem. E eu sei que não vou conseguir resolver minha situação de um hora para outra. E isso me irrita.

Para desamarrar minha vida eu fiz um rascunho de um plano de como vou agir daqui para frente. Mas eu sei que a vida algumas vezes rasga nossos planos e debocha de nossa racionalidade. Mesmo assim, eu preciso agir seguindo esse meu rascunho. Preciso fazer algo! É um rascunho, porque lá na frente posso mudar a maneira de agir. Tem coisas que não tenho mais tempo para esperar e por isso já foram resolvidas (p.ex., experimentar outro homem). Mas existem situações e coisas que não serão solucionadas logo. Questões envolvendo família, religião e amigos e que me causam muita dor. Para essas, decidi agir homeopaticamente, com calma, devagar, dividindo um grande sofimento em minúsculas frações de sofrimento, para que se cause o menos possivel de dor. Porque eu conclui que não há solução sem dor. A vida é feita de dor, da hora que se nasce até a morte.Não há como fugir. Me aliei ao tempo, o senhor da razão (acho fantástica essa qualificação do tempo). Porque, quantas vezes eu já vi pessoas que diziam que nunca aceitariam determinado comportamento ou idéia, que nunca agiriam de determinada forma, mas com o tempo aceitaram o que renegaram e agiram da forma que disseram que não fariam. O tempo se encarregou de causar uma erosão nos valores e de mudá-los. Por isso quero tê-lo em meu favor. Poderia sim, como alguns já sugeriram, escancarar para todos o que sou, gritar para o mundo a minha condição. Agir como aquele sujeito que com uma dor terrível na coluna resolve passar por uma cirurgia muito dolorosa para resolver seu problema. Eu prefiro agir como aquele outro sujeito que decide passar por sessões de acupuntura para resolver o mesmo problema. Com a vantagem de ter a opção mais dolorosa de resolver o problema se a primeira não der certo.

Eu sei que tenho de aceitar o ônus que essa escolha acarreta. Mas é díficil algumas vezes. Principalmente devido a minha personalidade imediatista. Ainda bem que a melancolia passa. Ainda bem que temos amigos para essas horas! Gostaria de agradecer a 2 deles que nesta semana me aguentaram, ouviram (leram seria mais apropriado) as minhas lamúrias, quando estava em plena crise melancólica. Valeu Imperfeito! Valeu Trintinha!

Termino este post com um fragmento de um poema de Fernando Pessoa que fala algo interessante, e de quebra faço uma homenagem aos brothers portugueses que passam por esse blog:

Onde você vê a teimosia,
Alguém vê a ignorância,
Um outro compreende as limitações do companheiro,
percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.

E que é inútil querer apressar o passo do outro,
a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.

"Porque eu sou do tamanho do que vejo.
E não do tamanho da minha altura."

15 comentários:

complexo de anjo 2 disse...

Sempre reflexivo,não é meu amigo?

por um momento eu estranhei o local, meu blog tem fundo preto, aqui ta branco... mas peraí, isso sou eu.... foi a sensação que tive ao ler seu post.

como conseguimos complicar a vida. espero que seu rascunho dê certo, já que o plano é viver a felicidade.

vc é um cara muito lindo e eu concordo dividir contigo aquele sonho de consumo que esta no meu blog, ok?

beijo grande e ânimo.

Anônimo disse...

Ahh amigo, devagar e sempre, tenha calma nas decisões e não se precipite, que bom que vc traçou uma meta, isso é ótimo, espero que possa atingi-lá, desjo a você força e persistência cara, pensamento positivo e bora lá :D

o///



se precisar estamos ai ok ;)

Râzi disse...

Cara, comtemplar é um coisa que menos e menos se faz!
Ter essa capacidade é uma dádiva!

Beijão!

Unknown disse...

Amigooooooooooooo! è, teu caminho é longo, e vc vai ter que saber abusar da tua paciencia...
Beijos!

FOXX disse...

amigo
este processo é lento
e vc sabe disso
vc o reprimiu durante mto tempo
digamos entaum q agora ha toda uma adolescencia pelo qual vc terá q passar...

de certo modo
é um tanto rejuvenescedor, naum?

Anônimo disse...

Você está certíssimo: isso de quebrar um problemão em probleminhas menores e melhor gerenciáveis é uma técnica de produtividade pessoal que pode/deve ser aplicada na vida também, uai! :-) Mantém a "tarefa" andando, à medida que oportunidades aparecem. Então, confie no coração: devagar e sempre.

Beijo

Segredo disse...

oi Blue!!!

POis é cara! Acho que tá fazendo certo... Primerio um rascunho, precisamos de planos e metas sempre...mesmo que a maioria deles se desfaçam no meio do caminho... E vai vivendo... se pergunte se realmente é necessário que todo mundo saiba... vai aquequando seus planos... Muita força aee

Oz disse...

O tempo pode até não resolver tudo, mas ajuda muito a dar-nos uma outra perspectiva das coisas. Não tenho a necessidade de ser tão imediatista como tu, embora também tenha os meus momentos de impaciência - que é inevitável, pois este processo é complexo e nós não temos mais vinte anos -, mas acho que fazes muito bem em ir com calma, sobretudo porque a tua decisão também envolve terceiros. Claro que tens de ser egoista e pensar no teu bem-estar, mas acredito que ninguém consegue ser feliz passando por cima da felicidade dos outros. Talvez demore mais um pouco, mas estou certo que esse tempo extra te vai permitir resolver melhor certos aspectos.
Quanto a Fernando Pessoa, caro Bob, cada vez mais me convenço que vocês no Brasil o tratam muito melhor do que nós em Portugal.
Um grande abraço!

Latinha disse...

Oi BlueBob,

Cara... to devendo uma visita com calma no teu blog, já vi algumas coisas que achei bastante interessante e que já aconteceram comigo também...

O que te digo e que "viver é desenhar sem rascunho" (a frase nào é minha não, mas não lembro de quem é agora). Por isso, paciência e calma não fazem mal a ninguém. A vida segue seu curso próprio e ela também tem o seu próprio tempo, o que em geral nunca está sincronizado com o nosso.

Por isso a única coisa que te falo, é que não tenha pressa e não queira fazer as coisas na afobação. A fruta só amadurece no tempo, a gente consegue amadurece-la antes, mas o sabor jamais será o mesmo.

Permita-se superar tuas dificuldades, no teu tempo, quando se sentir seguro. É dificil esperar, mas com certeza você terá condições de viver e curtir cada minuto e cada momento.

Se cuida rapá! ;-)

Boa semana para ti, aliás, faça dessa uma ótima semana! Abraços.

Lord Fabricio disse...

Oi Bob como foi fim de semana? Eu espero que bem! A respeito do seu post: Bem é difícil cometar sobre o seu sentimento, pois isso é algo muito particular, muito individual!
Quando você diz "resolver o meu problema", você se refere a ter que esconder a sua sexualidade?
Se for por isso, meu amigo eu só tenho algo a lhe dizer: Por mais doloroso que seja as pessoas ao nosso redor saberem sobre nós, é inevitável sermos honestos com elas. Afinal quem nos ama, nos aceita como somos (basta tempo para assimilarem a idéia)... E como você disse: "O tempo é o senhor da razão"!!!! E eu assino em baixo!

Beijão e muita sorte pra ti!

Ps: brigadu pelo coments no meu blog! Conto sempre com a sua opnião!

Oceanmar disse...

Olá BB. Cara tava devendo essa visita, álias esse comment. Ando meio na corrida, mas queria dar um alo aqui e dizer que curto ver amigos novos passando por lá. Pisa na terra, pega um vento, respira um ar. Vale a pena sim. Acho que o mais importante que saberem é as pessoas respeitarem, e isso a gente não ganha...a gente vai conquistando todos os dias de nossas vidas. Bj e se cuida. Vou linkar tb. Falou.

Cara Imperfeito disse...

Demorei mas cheguei!
Cara, que texto, hein?
Primeiro, de fato, o tempo é o senhor da razão. Tudo que tiver que ser, será! Fique tranquilo, não tenha pressa, faça as coisas devagar e sempre, acho o método menos dolorido e mais fácil de ser incorporado.
Segundo, não agradeça pelo apoio. Amigos servem para isso. Somos separados pela distância, o mundo virtual nos uniu, cabendo a nós manter ou não esta ligação.
A minha resposta vc já sabe!
Abraço!

As Cores do Mundo disse...

Td é uma questao de tempo! Nada q ele nao cure! Mas pra isso, temos de dar chances a ele tb.

GOstei muito do seu blog!
Parabens!

Abraçao

Anônimo disse...

oi meu amigo, vim só dar um oi e ver se está tudo certinho com você hehe, tenha uma boa semana ! e vou ficar aqui te encehndo até sair post novo :D

Unknown disse...

Acho a melancolia necessária algumas vezes! Seu texto e de tocar e se estende de forma adequada para muitos leitores!...Boa sorte.